TCE-PR - 2011 - Analista de Controle
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O mercado de concorrência monopolística de um bem ou serviço é caracterizado por apresentar
mostrar texto associado
Considere as seguintes afirmações sobre mercados de concorrência imperfeita:
I. A concorrência monopolista é caracterizada pela existência de um grande número de vendedores vendendo produtos heterogêneos.
II. Na teoria neoclássica do monopólio, a receita marginal de cada unidade vendida é igual ao preço pelo qual é colocada no mercado.
III. O modelo da curva de demanda quebrada baseia-se na hipótese de que, no mercado oligopolista, os preços das empresas concorrentes são rígidos para cima.
IV. Na teoria neoclássica do monopólio, a imposição de um tributo específico sobre as vendas do monopolista não altera o preço e a quantidade de equilíbrio do mercado.
Está correto o que se afirma APENAS em
mostrar texto associado
A demanda de mercado de um produto ofertado por um monopolista é dada pela função:
P (preço) = 5.000 - 40 q (q = quantidade demandada)
A função de custos de produção (CT) desse monopolista, onde q representa a quantidade produzida, é:
CT = 60.000 + 230 q + 5q²
A quantidade produzida que maximiza o lucro desse monopolista, em unidades, é
mostrar texto associado
Em um mercado de concorrência perfeita,
mostrar texto associado
Com respeito a mercados caracterizados por informação assimétrica, considere:
I. Uma companhia seguradora deve preocupar-se com a possibilidade de um comprador de uma apólice de seguro de vida ser portador de doença grave. Este é um exemplo clássico de risco moral (moral hazard).
II. No mercado de automóveis usados, em que é nítida a assimetria de informação a respeito da qualidade dos veículos à venda, o problema da seleção adversa será diminuído se o vendedor aceitar o carro de volta caso o comprador não fique satisfeito com o desempenho do mesmo em um prazo de seis meses.
III. As exigências que uma empresa faz quanto ao nível mínimo de educação profissional dos candidatos a um emprego é uma forma de sinalização que ajuda a contornar o problema da informação assimétrica no mercado de trabalho.
IV. A presença de informações assimétricas nos mercados impõe custos privados aos agentes, porém não provoca desvios de eficiência em relação aos mercados competitivos.
Está correto o que se afirma APENAS em