TCE-PR - 2011 - Analista de Controle
limpar filtros
Questões por página:
Uma alteração ambiental pode ser decorrente de causas naturais ou consequência de atividades humanas. Um efeito ambiental é uma alteração induzida pelo homem. A estimativa ou o julgamento do significado e do valor do efeito ambiental incidente nos meios físico, biótico e antrópico é comumente denominado de impacto ambiental. Quando o efeito tem um tempo determinado, o impacto ambiental é denominado

Embora se reconheça a interdependência entre os diversos elementos constituintes do ambiente (água, ar, solo, flora, fauna, etc.), tradicionalmente eles são divididos segundo os meios: físico, biológico (ou biótico) e socioeconômico (ou antrópico). Em relação à esta separação, considere:

I. O meio físico define-se por: o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água e o regime hidrológico.

II. O meio biológico e os ecossistemas naturais são definidos pela fauna e a flora.

III. O meio antrópico pode ser definido pelo uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia.

IV. Os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade são considerados partes do meio físico.

Está correto o que se afirma em

Em relação aos dispositivos de drenagem de uma rodovia, considere:

I. Os corta-rios são canais de desvio abertos com a finalidade de afastar as águas que, ao serpentear em torno da diretriz da estrada, coloquem em risco a estabilidade dos aterros.

II. A drenagem interna de estruturas de arrimo tem por objetivo aliviar as pressões hidrostáticas e aumentar as hidrodinâmicas do lençol d'água porventura existentes no maciço a ser arrimado, nas proximidades da obra, de modo a diminuir o empuxo total sobre ela.

III. Dissipadores de energia são dispositivos destinados a atenuar a energia do fluxo d´água, aumentando sua velocidade, quer no escoamento através do dispositivo de drenagem, quer no deságue para o terreno natural.

IV. A área de implúvio e as características geométricas da via são elementos básicos para o dimensionamento da sarjeta de corte.

Está correto o que se afirma em

Em um projeto de drenagem rodoviária, os dispositivos destinados a conduzir para locais de deságue seguro as águas captadas pelas caixas coletoras, e que podem estar localizados nas extremidades dos comprimentos críticos das sarjetas de corte em seção mista, nas seções em corte, quando não for possível o aumento da capacidade da sarjeta ou a utilização de abertura de janela no corte a jusante, nos pés das descidas d'água dos cortes, nos pontos de passagem de corte-aterro e nas rodovias de pista dupla, conduzindo ao deságue as águas coletadas dos dispositivos de drenagem do canteiro central, são denominados
A falta de racionalização, observada em grande número de obras, é normalmente contextualizada como a separação entre o projeto e a execução. Com o passar do tempo, os construtores ficaram mais distanciados das atividades de projeto e os projetistas ficaram mais longe da execução dos sistemas por eles projetados. Esta perda de elos entre os participantes fez com que a atividade construtiva passasse a ter altos índices de desperdício. Com o objetivo de reverter este cenário, reduzir os desperdícios e otimizar a execução de obras, deve-se, entre outros, utilizar mão de obra especializada para