IBGE - 2015 - Analista e Tecnologista
limpar filtros
Questões por página:
Jussélio foi contratado para rever o sistema de gestão em Educação a Distância de uma organização de grande porte. Jussélio observou que o sistema de gestão estava organizado por links que funcionavam como subsistemas. A ideia é que os assuntos comuns a uma mesma área de gestão estivessem agrupados em conjunto para facilitar a consulta e a extração de dados. Contudo, em alguns links, havia informações que correspondiam a outro subsistema, ou seja, que estavam em um link (categoria) inadequado. Um exemplo de link cujo conteúdo precisava ser mais bem agrupado era:
André era design instrucional e elaborou um projeto de solução educacional para atender a demanda de uma grande instituição bancária. O diagnóstico preliminar realizado pela área de educação corporativa do banco indicava que: (a) havia cerca de três mil empregados que precisavam desenvolver as competências de análise de crédito; (b) essas competências demandavam um expressivo número de horas de capacitação; e (c) os empregados alvo da solução educacional estavam dispersos por 170 municípios. Analisando detalhadamente a demanda, André propôs uma solução educacional de educação a distância com o conteúdo organizado em seis módulos, sendo prevista a realização de um módulo por mês. Na solução proposta por André, o curso seria totalmente on-line, com atividades individuais e em grupo, e também com fóruns de discussão. Haveria também a disponibilização de um tutor para cada 50 participantes. A diretoria do banco achou a solução educacional interessante, mas ficou preocupada com o alto custo da tutoria. André apresentou, então, a sua justificativa de manutenção dos tutores, explicando, de forma correta, que:

Na legislação brasileira, a educação a distância foi definida no Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamentou o art.80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), expressando em seu art.1º:

“(...) a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (BRASIL, 2005).

A Educação a Distância no Brasil foi iniciada no início do Século XX, com foco na educação técnica, em que cursos profissionalizantes eram realizados por correspondência. A educação de adultos também contou, nas décadas seguintes, com os recursos do rádio e da televisão. Atualmente, a maioria dos cursos a distância são projetados para ocorrer no ambiente da Internet.

No contexto atual há uma tendência na educação brasileira de convergência entre educação convencional e virtual. Essa tendência é possível e provável principalmente porque:

A avaliação de programas educacionais é um desafio para grande parte do setor empresarial. Pesquisas apontam que ainda predominam nas empresas as avaliações de reação, que focalizam a análise do desempenho do instrutor, do planejamento e da utilidade do curso. Contudo, para se adequarem aos modelos mais modernos de avaliação de ações educacionais corporativas, as empresas precisam incluir em sua avaliação de programas educacionais outros níveis de resultados dessas ações, tais como:
A metodologia de identificação de competências a serem desenvolvidas nas organizações leva em conta três dimensões de análise: organizacional, da tarefa e individual. O correto entendimento das dimensões que compõem a avaliação de necessidades permite fazer as seguintes associações: