IBGE - 2015 - Analista e Tecnologista
limpar filtros
Questões por página:
O objetivo de um backup ou cópia de segurança é manter a integridade e a disponibilidade da informação. Cada tipo de ambiente de informação requer uma estratégia de backup adequada. Preocupada com o backup do banco de dados de missão crítica da sua empresa, Paula precisa de uma técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco aberto (em uso). Para isso, Paula deve fazer um backup:

Jean administra o banco de dados FaturaBD que apoia a missão crítica da sua empresa e, portanto, deve ter alta disponibilidade e alto desempenho de leitura. Preocupado com todas as camadas, Jean procura o Suporte para discutir a melhor forma de implementar os discos do FaturaBD. Jean e o Suporte chegam à conclusão de que os discos não precisam de paridade, mas devem ser redundantes e tolerantes a uma falha de disco por conjunto espelhado, mesmo que o custo seja mais alto, sendo necessário 4 drivers no mínimo, conforme ilustrado na figura a seguir:

Para atender o acordado com Jean, o Suporte deverá implementar os discos do FaturaDB com RAID:

Jonas, Analista de Suporte Operacional do IBGE, realizou uma análise minuciosa dos processos e threads do servidor que ele mantém. Durante a análise, Jonas identificou que três processos estavam na lista de espera por um recurso compartilhado. Além disso, Jonas também identificou uma situação inusitada: um desses processos nunca conseguia executar sua região crítica e, por conta disso, nunca acessava o recurso compartilhado.

A situação inusitada encontrada por Jonas é a de:

Em um sistema computacional, o Sistema de Arquivos possui diferentes estratégias para superar o problema de alocação de espaço em disco, de uma maneira em que ele possa ser explorado de forma eficiente e os arquivos nele contidos acessados rapidamente. Considere as imagens a seguir que representam 3 métodos de alocação utilizados pelo Sistema de Arquivos.

As ilustrações dos métodos A, B e C representam, respectivamente, os Métodos de Alocação:

Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. João, Analista do IBGE, precisa desenvolver um Sistema Operacional de Tempo Real (SOTR) que será embarcado em um Robô motorizado utilizado no projeto do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) para mapear áreas de difícil acesso.

A política de escalonamento do SOTR desenvolvido por João deve ser estática e online, com prioridades fixas. Ela também deve permitir preempção. As tarefas a ser escalonadas são periódicas e independentes. O deadline de cada tarefa é igual ao seu próprio período. Além disso, o tempo máximo de computação delas é conhecido e constante e o chaveamento entre as tarefas é tido como nulo.

A política de escalonamento que o SOTR de João deve adotar é: