Questões do concurso:
IBGE - 2015 - Analista e Tecnologista
limpar filtros
916 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 184
Questões por página:
Questões por página:
Os métodos estatísticos mais comuns para previsão de demandas, de acordo com o tamanho, a complexidade e o tipo de demanda são: (1) média aritmética; (2) média móvel; (3) média ponderada exponencialmente; (4) regressão; e (5) modelos econométricos. Entre essas variedades, o conceito mais preciso para a média móvel é:
Questão Anulada
Custos são um dos elementos relevantes no planejamento da gestão de estoques. No setor público em geral os itens de material são do tipo MRO (Manutenção, Reparo e Operação). A Curva de Pareto (ABC) e sua variação XYZ são empregadas para realizar suas respectivas políticas de estoque quanto à demanda e à criticidade dos materiais. Considere uma empresa distribuidora de energia elétrica. Um dos itens críticos dessa empresa corresponde às chaves fusíveis que servem para proteger o sistema de distribuição e são instaladas ao longo de toda a rede. Seu consumo é alto, o custo unitário é baixo, e elas não podem faltar no caso de necessidade de substituição durante as quedas no fornecimento. O setor de planejamento dos estoques desse item definiu classificar chave fusível como:
Os alimentos desempenham papel importante tanto na cadeia logística nacional (consumo interno) como na internacional (exportações). A China é o maior importador de produtos da cadeia alimentícia do Brasil (soja). O Brasil é o maior exportador do mencionado produto. A cotação da soja é definida pela Bolsa de Chicago. O custo do produto exportado pelo Brasil (FOB porto) é constituído, basicamente, pelos custos de produção (pessoal, equipamentos, energia), dos insumos (fertilizantes, defensivos e outros) e pelos custos de transporte (frete), esse o maior componente.
Diante desse quadro, no ambiente brasileiro, o maior impacto no custo de transporte se deve ao:
Considere o seguinte problema: você recebeu a tarefa de identificar, classificar e codificar um conjunto de itens de materiais diferentes entre si. Para realizar a tarefa você dispõe de um manual de catalogação. Cada item de material deverá receber um código individual com base no código:
Códigos de barras de vários padrões, como DataMatrix, EAN-13, Bidimensional, QR, Alfanumérico 39, Código intercalado 2 em 5, PDF 417, são empregados para identificar materiais, serviços, operações robotizadas, conexões à Internet, entre outras atividades. Nos materiais comuns, de prateleira, o padrão regularmente empregado é: