IBGE - 2015 - Analista e Tecnologista
limpar filtros
Questões por página:
Em um levantamento com tecnologia GLONASS, foram utilizados simultaneamente 4 rastreadores, coletando dados simultaneamente em 4 estações a terem suas coordenadas determinadas. Para o levantamento, foi usada uma estação da RBMC como estação de coordenadas conhecidas. Foram feitas 5 sessões de rastreamento, sendo que em cada sessão todas as estações foram ocupadas. De acordo com essas informações, indique o número total de linhas de base levantadas, o número de linhas de base independentes e, se todas as estações têm o mesmo número de ligações, o número de ligações em cada estação:

De acordo com o governo federal, interoperabilidade “pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente”.

(http://eping.governoeletronico.gov.br/#apresentacao)

Nesse sentido, com relação às tecnologias de posicionamento espacial, o que permite a interoperabilidade entre os sistemas GNSS é/são:

Em uma certa estação geodésica, tem-se que o Desvio da Vertical é igual a 0,82” e que o Desnível Geoidal é igual a 2,45m. Nessa estação, as posições relativas entre o Elipsoide e o Geoide e entre a Normal e a Vertical do Lugar são, respectivamente:
A relação entre superfícies geopotenciais é relevante para a determinação de altitudes. Assim sendo, considere um conjunto de ni pontos sobre o geoide e um conjunto de mi pontos sobre uma outra superfície equipotencial, sendo que i = 1,10. Nesse caso, todos os pares ni e mi pontos possuem o mesmo valor:
O IBGE disponibilizou o ProGriD – sistema computacional que efetua a conversão de coordenadas entre diferentes Sistemas Geodésicos usados oficialmente no Brasil para o SIRGAS. Nesse contexto, a razão de existir mais de uma opção para a conversão dos Sistemas SAD 69 e Córrego Alegre é: