286 Questões de concurso encontradas
Página 36 de 58
Questões por página:
A revista britânica The Economist refez suas análises e, depois de louvar o crescimento econômico e o avanço social do Brasil em 2009, agora se pergunta se o país estragou tudo. A revista reconhece os avanços dos últimos anos, mas menciona a onda de protestos que se espalhou pelo país, para apontar problemas socioeconômicos crônicos.
O Globo, Economia, 27 set.2013, p.21. Adaptado.
No contexto da reportagem acima, um exemplo de problema socioeconômico crônico é o(a)
Em uma viagem pelo interior mais pobrezinho do Nordeste, este jornalista deu com uma cena que então parecia meio exótica. Crianças alimentadas, numa barulheira alegre, lotavam ônibus escolar amarelo como aquele de filme americano, mas estalando de novo. De onde saíra aquilo? Daqui do centro de São Paulo, o Brasil, esse país longínquo, e muitas das ações do governo parecem invisíveis. Quase ninguém “daqui” dá bola para programas populares do governo federal até que o povo miúdo apareça satisfeito em pesquisas eleitorais.
FREIRE, V. Lá no Brasil invisível. Folha de São Paulo, 08 dez. 2013, p. B4. Adaptado.
Qual é o programa de governo federal mencionado no trecho acima?
Dois mistérios rondam o mercado de trabalho brasileiro. A economia cresce pouco desde 2011, mas a taxa de desemprego continua a bater sucessivos recordes de baixa. Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, de outubro de 2013, houve novo recuo e o desemprego no mercado brasileiro foi calculado em 5,2%. Para os especialistas, essa situação tem a ver com mudanças estruturais da sociedade e da economia.
CINTRA, L. De virtuoso a vicioso? CartaCapital, ano XIX, n.777, 04 dez.2013, p.64. Adaptado.
A mudança estrutural da sociedade e da economia à qual os especialistas se referem para explicar a situação descrita acima é o(a)
A magia do escritor brasileiro mais lido no planeta encontra o pop. Nos 25 anos de lançamento de O alquimista, ocorrido em dezembro de 2013, o livro contemporâneo mais traduzido no mundo ganhou exuberante tradução visual assinada pelo pintor Romero Brito, inspirado na viagem do jovem pastor Santiago que sai da Espanha em busca de um tesouro e, mais tarde, descobre que a riqueza que procurava estava lá mesmo onde vivia.
CLAUDIO, I. O alquimista pop. IstoÉ, ano 37 n.2299, 11 dez. 2013, p.98. Adaptado.
O escritor brasileiro e autor da obra literária mencionada é
Apesar de tudo, o cidadão comum é o Brasileiro do Ano de 2013. Gente que luta pela existência sem reivindicar medalhas de herói. O ano de 2013 foi um daqueles períodos preciosos em que o homem comum resolveu obrigar todo mundo a ouvir sua voz e tornou-se protagonista. A indignação contra o aumento das passagens e a revolta contra a violência policial foram os estopins. Diferentes gerações assumiram então a condição de manifestantes, exigindo transporte barato, serviços públicos decentes, justiça e direito à livre expressão.
IstoÉ, ano 37, n.2298, 04 dez.2013, p.57. Adaptado.
As manifestações mencionadas no texto, ocorridas em várias capitais brasileiras, se referem ao conjunto de protestos de rua denominado