125 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 25
Questões por página:
Um paciente deu entrada no serviço de medicina do trabalho com as seguintes queixas: inchaço localizado e doloroso no braço direito, que vem apresentando piora há 3 semanas, dificuldade progressiva em movimentar o membro acometido, febre vespertina ou noturna de 37,9 ºC, acompanhada de sudorese abundante e perda de peso significativa no período de 6 meses, sem que ele tenha aderido a qualquer dieta ou praticado exercícios físicos. O exame físico revelou dor à palpação do membro superior direito, especialmente no seu terço médio-superior e aspecto de atrofia muscular localizada. O exame de raios X mostrou a presença de fístulas ósseas entremeadas com áreas de rarefação tecidual.
Uma hipótese diagnóstica plausível é a de
Uma mulher jovem procurou serviço de clínica médica queixando-se de febre, emagrecimento, inapetência, dor nas articulações, fraqueza e desânimo para as atividades habituais. O exame parasitológico de rotina foi negativo, o hemograma solicitado pelo facultativo revelou anemia severa e o FAN foi positivo.
Diante do quadro apresentado, a hipótese diagnóstica mais consistente é a de
Em recente Congresso Brasileiro de Direito Médico, patrocinado pelo Conselho Federal de Medicina, realizado em Brasília, DF, uma ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça afirmou que o “Judiciário está enveredando pelo sistema político e exarando decisões porque estamos em um país onde os dois outros poderes (Executivo e Legislativo) estão faltando com os seus compromissos constitucionais”. Ainda segundo a magistrada, “o país tem 500 mil ações referentes à saúde, e essas demandas estão ligadas a internações em UTI, cirurgias emergenciais, fornecimento de próteses, medicamentos, tratamentos no exterior, aumento de mensalidade e restrições de planos de saúde, entre outras [...] Há muita transformação da sociedade brasileira e pouca atualização no sistema de saúde [...] Nesse cenário de desassistência ainda há o problema das terceirizações na Medicina, entregando-se a saúde à iniciativa privada monitorada pelo Estado, com diminuição do quadro de profissionais permanentes substituídos pelos contratados [...]”
Pelo teor da conferência proferida pela ilustre ministra, depreende-se que
Ao examinar trabalhadores suspeitos de portar pneumopatia ocupacional, não deve o perito médico esperar encontrar qualquer tipo de sinal patognomônico, exceto a crepitação, mais auscultada nas bases pulmonares, durante toda a inspiração. Esse fato se deve, muito provavelmente, à abertura repentina de pequenas vias aéreas parcialmente ocluídas por espessamento do interstício. Apesar do avanço tecnológico na área de diagnóstico por imagens, o diagnóstico definitivo de pneumoconiose ainda depende basicamente da interpretação do radiograma de tórax, devendo-se seguir a orientação da classificação internacional. E o complemento diagnóstico pode ocorrer com a espirometria, tanto para esclarecimento clínico dos sintomas respiratórios quanto para identificar os sujeitos com doença inicial, permitindo, assim, interromper a exposição e a consequente progressão da doença.
Considerado o esclarecimento, o par de doenças pulmonares profissionais é o seguinte:
A probabilidade de uma pessoa ter uma determinada doença é 0,5%. Um teste clínico é utilizado para diagnosticar essa doença e tem sensibilidade de 90% e especificidade 90%.
A probabilidade de uma pessoa não ter a doença, dado que o teste deu positivo, é de