limpar filtros
Questões por página:

Julgue o item a seguir, referentes a programas complexos.

Na criação de um programa complexo, o programa de necessidades é a primeira fase do trabalho do arquiteto e destina-se à elaboração de análises e avaliações das alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

Julgue o item a seguir, referentes a programas complexos.

A construção do Conjunto Residencial Pedregulho, em 1947, projetou o arquiteto Affonso Eduardo Reidy internacionalmente e, ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos.



Considerando as figuras acima, julgue o item a seguir.

O terraço-jardim projetado para o edifício Gustavo Capanema é considerado um marco do paisagismo brasileiro. Definido por formas racionais e modernistas, o jardim possui uma configuração inédita no país e no mundo. Nesse projeto, Burle Marx trabalhou com uma linguagem modulada, identificada com as vanguardas artísticas da época, como a arte abstrata, o concretismo e o construtivismo. As plantas baixas de seus projetos lembram, muitas vezes, telas abstratas, como se pode verificar no projeto de jardim da figura 1.
Do mesmo modo que os edifícios são caracterizados por paredes, pisos e tetos, nos projetos de paisagismo, os espaços livres também são caracterizados morfologicamente pelos planos horizontais e verticais, por “paredes, pisos e tetos”. Relativamente à arquitetura de paisagismo, julgue o item seguinte.

Quando se trata de espaços livres, os planos “paredes e tetos” são formados por elementos naturais, tais como as encostas dos morros, os arvoredos, os arbustos. Os planos horizontais, “pisos”, são constituídos por diferentes tipos de pavimentos, incluindo gramas, e até por superfícies de água e céu, formando horizontes.

A respeito da acessibilidade e dos elementos de comunicação visual nos edifícios e na cidade, julgue o item que se segue.

A norma que trata de acessibilidade em edificações contempla os elementos de comunicação visual dos edifícios — caso dos símbolos internacionais de acesso —, a qual descreve sua forma, cor e tamanho.