584 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 117
Questões por página:
Em referência ao Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1993, considere:
I. A dimensão legal/normativa do Código de Ética, assumida coletiva e democraticamente, é apenas uma das dimensões, devendo-se considerar ainda o conteúdo conceitual, político e teleológico do mesmo.
II. Os onze princípios fundamentais do Código de Ética devem ser apreendidos em sua especificidade.
III. A concepção do Código de Ética estabelece uma importante dialética entre a emancipação humana e social.
IV. Os princípios do Código de Ética contribuem para termos, em mãos, horizontes de reflexão e proposição de alternativas às contradições postas na sociedade e ao trabalho profissional.
V. Um dos pilares centrais do projeto ético-político é o Código de Ética.
Está correto o que consta APENAS, em
Em referência ao processo de trabalho do Assistente Social em empresas, considere:
I. As demandas do Serviço Social nas empresas sofreram alterações, pois foram centradas não somente na prestação e administração de benefícios, mas também para os programas de formação e qualificação de mão de obra ou de qualidade total.
II. O Serviço Social, apreendido como atividade-meio na empresa, está cada vez mais próximo do processo de terceirização.
III. Nas empresas, o Serviço Social mantém o seu caráter educativo, voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamento do trabalhador, objetivando sua conformação ao processo produtivo.
Está correto o que consta em
Várias formas de proteção social se apresentaram e se sucederam na história, em grande parte de inspiração piedosa, de benemerência, filantropia e assistência privada, como virtudes ou deveres morais de ajuda voluntária e solidária aos desvalidos. No sistema capitalista as formas de proteção social vão se modificando, assumindo características próprias. Nesse sentido, classifique/relacione os modelos de proteção social de acordo com o enunciado, sendo 1 para modelo bismarckiano e 2 para modelo beveridgiano:
( ) Originalmente pensado como medida defensiva e reparadora de proteção social aos trabalhadores formalmente empregados e cuja a integração ao sistema social dominante se fazia por questão de ordem pública.
( ) Visava a garantia de um rendimento que substituía os salários quando se interrompessem pelo desemprego, por doença ou acidente.
( ) O seguro social foi incorporado a um sistema mais amplo, que, somado ao seguro, atendia inclusive a não trabalhadores.
( ) Não visava à solidariedade vertical (entre classes), e nem à redistribuição de renda, mas inovou ao transformar inseguranças individuais em assunto público, por meio da socialização dos custos da proteção com toda a sociedade.
( ) Pressupunha a formação de um sistema complexo e completo de proteção social na ausência do salário que deveria ser fruto do pleno emprego.
A ordem correta dos modelos, de cima para baixo, é: