SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
As opções a seguir apresentam indagações pertinentes de pesquisas sociológicas que adotam uma perspectiva marxista, a exceção de uma. Assinale-a.
Em meados do século XIX, Herbert Spencer tornou-se o grande divulgador do conceito de evolução, ligado a aspectos biológicos, associado á fórmula da "sobrevivência do mais apto". Spencer definiu evolução como

"A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural."

(LOWI, Michel. Ideologias e Ciencia Social. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2006, p.38.)

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa.

( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza sâo ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.

As afirmativas são, respectivamente,

Em seu Etapas do Pensamento Sociológico, Raymond Aron destaca a importância dos estatísticos, como Adolphe Quetelet e Le Play, para a Sociologia. Eles produziram estudos administrativos e investigações censitárias sobre as causas da mortalidade, da criminalidade e de muitos outros problemas sociais, mensurando e comparando séries de dados empíricos. Na introdução de seu Ensaio de Física Social (1835), Quetelet se pergunta se as ações humanas estão submetidas a leis: "Se se quiser proceder de modo seguro, deve-se buscar a solução na experiência. Nós devemos antes de mais nada perder de vista o homem tomado isoladamente e passar a considerá-lo como uma fração de sua espécie. Despindo-o de sua individualidade, nós eliminaremos tudo que é acidental. (...) É o corpo social o que nós queremos estudar."

(Traduzido e adaptado de L.-A. QUETELET. Sur l'homme et le developpement des ses facultes, ou Essai de physique sociale, 1835, L. I, p. 1 ss.)

Com base no trecho acima, assinale a opção que identifica, para os estatísticos dos Oitocentos, as motivações do comportamento do homem em sociedade.

Tanto o projeto de uma ciência capaz de explicar a sociedade, quanto o termo sociologia para designa-la, remontam a Auguste Comte, que, no seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), apresentou uma concepção evolutiva da história e do desenvolvimento intelectual da humanidade, sintetizados na "lei dos três estados".

Assinale a opção que caracteriza corretamente esta lei, na perspectiva comtiana.