SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
A Amazônia brasileira é uma região de grande importância para o país em função de
I. apresentar maior número de representantes no Senado.
II. registrar a maior concentração industrial do país.
III. possuir uma floresta com enorme biodiversidade.
Assinale:

Aproveitando a Copa do Mundo no Brasil, o professor coloca o mapa a seguir em uma prova.
Mapa das cidades-sede da copa do mundo de 2014



O professor fez várias afirmativas e pediu que os alunos assinalassem V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A delegação dos Estados Unidos saiu do Centro de Treinamento em São Paulo e pegou a direção noroeste para jogar contra Portugal em Manaus.
( ) A delegação da Holanda saiu do Centro de Treinamento no Rio de Janeiro e pegou a direção sudeste para jogar contra a Austrália em Porto Alegre.
( ) A delegação da Inglaterra, depois de jogar contra a Itália em Manaus, retornou ao Rio de Janeiro, seguindo a direção sudeste.
( ) A delegação do Brasil saiu do Centro de Treinamento no Rio de Janeiro e pegou a direção nordeste para jogar contra Camarões em Brasília.
( ) A delegação da Espanha saiu do Centro de treinamento em Curitiba e viajou na direção nordeste para jogar contra a Holanda em Salvador e, ao retornar a Curitiba, seguiu na direção sudoeste.

As afirmativas são, respectivamente,
As crianças possuem uma percepção inata das relações de proporção e localização. O trabalho dos docentes deve desenvolver a percepção natural das crianças desde os anos inicias di Ensino Fundamental. Daí a importância de estimular a confecção de desenhos por parte dos alunos. Para isso, o professor propõe a uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental a seguinte atividade: desenhar a sala de aula vista de cima, ou seja, a partir do ponto de vista vertical.
O docente pretende, com essa atividade, introduzir o conteúdo de

Um professor do 4º ano do Ensino Fundamental I apresenta um texto para sua turma, em que o ambientalista Almeida Junior, presidente do Instituto Ecológico e Cultural Amigos em Ação, afirma que "O rio Amazonas é tão poluído quanto o rio Tietê", e a charge a seguir.

(http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/11/rio-as-e-tao-poluido-quanto-o-rio-tiete-diz-ambientalista-no-amapa-html)

 

O professor, ao apresentar o texto e a charge, tem como o objetivo desenvolver nos alunos:


As informações do gráfico acima são estruturadas por uma concepção de tempo