SEDUC-AM - 2011
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Caso se substituísse “aprendesse” (L.9) por aprendera, estariam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto, ainda que tal substituição implicasse a alteração da perspectiva temporal dos fatos apresentados no período.
mostrar texto associado
A forma verbal “cheirava” (L.2), no contexto em que foi empregada, com a regência de verbo transitivo indireto seguido da preposição “a”, exprime o sentido de exalar mau cheiro.
mostrar texto associado
Na locução “foi tomando” (L.1), constituída por forma verbal auxiliar seguida de verbo no gerúndio, percebe-se a ideia de progressividade, de modo que se entende “foi tomando horror” como um processo que se estendeu no tempo, sem ter-se concluído em determinado momento.
mostrar texto associado
O desenvolvimento da narrativa permite que se estabeleça correlação entre as frases de sentido negativo empregadas no período “Não conhecia futebol... escândalos da sociedade” (L.19-22) e o estado de ânimo em que se encontrava o personagem diante das moças no clube: inseguro, pouco confiante, amesquinhado.
mostrar texto associado
O verbo auxiliar começar, em “começamos a conversar” (L.9-10), acrescenta ao significado do verbo principal a ideia de início de ação.