280 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 56
Questões por página:
( ) A NBR 14653-2:2011 visa detalhar os procedimentos gerais da norma de avaliação de bens, no que diz respeito à avaliação de imóveis urbanos, inclusive glebas urbanizáveis, unidades padronizadas e servidões urbanas.
( ) A perda de valor, de um bem pode ser ocasionada por deterioração, que é o desgaste de suas partes constitutivas em consequência de seu envelhecimento natural, em condições normais de utilização e manutenção.
( ) As avaliações nas desapropriações totais são realizadas pelo método da renda, evolutivo e involutivo e, eventualmente, pelo método comparativo de dados do mercado e de quantificação de custo.
( ) No caso da avaliação de empreendimentos, a taxa de desconto a ser adotada no fluxo de caixa corresponde ao custo de oportunidade para o empreendedor, considerando-se o nível de risco do empreendimento.
( ) No caso da vistoria de imóveis rurais a caracterização do imóvel deve-se considerar, entre outros: a caracterização das terras; a caracterização das produções vegetais; e, a caracterização das atividades pecuárias.
Orçar consiste em quantificar insumos, mão-de-obra ou equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço. A esse respeito, assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Orçamentos de avaliações devem considerar entre os elementos técnicos necessários à área de construção, o padrão de acabamento e o custo unitário básico.
II. A realização do orçamento, quando observado como produto, poder seguir dois procedimentos básicos: a) por avaliação e estimativa; b) por composição de custos unitários.
III. A realização do orçamento analítico dispensa a observação dos elementos técnicos: preços de insumos de acordo com a escala de serviço e planejamento da obra.
IV. Os custos unitários são determinados com relação às unidades de serviços, tais como: m2 , m3 , hectare, pontos elétricos, horas de mão-de-obra; entre outros.
V. A ABNT NBR 12.721:2007 refere-se à avaliação de custos unitários e preparo de orçamento de construção para incorporação de edifícios em condomínio.
I. Na engenharia de custo as variáveis utilizadas dependem de informações quanto ao projeto, à localização de execução do projeto, às exigências do edital de licitação ou do memorial descritivo do empreendimento.
II. Para definição do custo unitário de uma atividade, o método ABC utiliza geradores de custos que podem ser conceituados como evento relacionado a uma ou mais atividades, que provoca sua ocorrência.
III. No custeio variável, ou direto, consideram-se custos dos produtos apenas os custos variáveis, diretos ou indiretos, ficando os custos fixos separados e lançados como despesas do período.
IV. O método da unidade de esforço da produção (UEP) pode ser aplicado no cálculo da viabilidade econômica de produtos novos; da viabilidade econômica de novos equipamentos/processos; e da eficácia das horas-extras.
V. Como exemplos de critérios de alocação podem ser citados: pertinência técnica; modulação básica de frente de serviços; rateio proporcional.