limpar filtros
Questões por página:
Paciente com 15 anos de idade, sexo masculino, apresenta anodontia parcial. O exame clínico mostra a ausência dos dentes 15, 25, 35, 45, 12 e 22. A indicação de implantes osseointegrados
mostrar texto associado
Para o tratamento da dor miofascial da paciente, recomenda-se
mostrar texto associado
Com relação ao ponto-gatilho, considere as afirmativas abaixo.
 
I. O tratamento dos pontos-gatilho nos músculos do ombro não resolve a disfunção muscular mastigatória.
II. Os pontos-gatilho são ativados por alguns fatores, como distensão muscular ou tensão emocional.
III. O tratamento dos músculos mastigatórios alivia a dor resultante dos pontos-gatilho cervicais.
IV. Os pontos-gatilho não podem ser eliminados sem tratamento, mas podem permanecer latentes, criando alívio temporário
da dor.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
mostrar texto associado
Decorridas 3 semanas da cirurgia, a paciente retorna ao consultório com a queixa de perda da sensibilidade no lado direito da língua, lábio e queixo. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de
mostrar texto associado
Na execução da técnica indireta para a anestesia por bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal, deve-se solicitar à paciente para abrir a boca e, sequencialmente,
 
I. palpar a linha oblíqua interna com a polpa do dedo indicador da mão esquerda e, com movimento de cima para baixo, verificar o ponto de maior depressão, localizando a fossa retromolar.
 
II. palpar e localizar, com o dedo indicador da mão esquerda, o ponto de maior depressão da margem anterior da mandíbula, a linha oblíqua interna e a face oclusal dos molares inferiores.
 
III. virar o dedo indicador da mão esquerda de forma a deixar a unha voltada para o plano sagital, sendo o centro da unha que guiará o ponto de inserção da agulha, cerca de 1 cm acima do plano oclusal dos molares inferiores.
 
IV. injetar o anestésico lentamente, após a inserção inicial da agulha, insensibilizando o nervo alveolar inferior.
 
V. afastar a seringa, levando-a até a altura dos pré-molares do lado oposto, aprofundando até sua ponta encontrar resistência óssea.
 
VI. aprofundar a agulha 5 ou 6 mm, injetando o anestésico lentamente, para bloquear o nervo bucal, inicialmente, e em seguida, o nervo lingual.
 
VII. recuar a agulha alguns milímetros, injetando lentamente a solução anestésica, para bloquear o nervo alveolar inferior.
 
A sequência de procedimentos está corretamente descrita em