568 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 114
Questões por página:
Analise as afirmações sobre as relações raciais no Brasil.
I. A sociedade é tão injusta, desigual e competitiva que se produz o preconceito como uma técnica política de poder. No limite, o preconceito racial é uma técnica da dominação.
II. A racialização do mundo está em curso. Numa reflexão sobre a questão racial no Brasil somos obrigados a reconhecer que, simultaneamente, está havendo algo de diferentes gradações em muitas partes do mundo e que esses surtos de diferentes manifestações de racismo e intolerância estão imbricados com a dinâmica da sociedade.
III. Na verdade, o movimento negro hoje está bastante diversificado e podemos dizer que está orientado para diferentes situações: alguns são politizados, outros são quilombistas no sentido de regressar às origens e tradições africanas; outros, mais liberais, se movimentam no sentido de conseguir maior mobilidade na sociedade aproveitando as brechas que esta abre para uma integração mais plena.
Assinale a alternativa que representa o autor das frases.
No relatório do Global Gender Gap Index está explicitidado que: “O Índice é projetado para medir hiatos de gênero no acesso a recursos e oportunidades em cada país ao invés de níveis reais dos recursos disponíveis e oportunidades. Fazemos isso para tornar o Global Gender Gap Index independente dos níveis de desenvolvimento dos países” (p.3). No referido relatório que mede a desigualdade de gênero no mundo Zimbábue aparece em 27º lugar em desigualdade de gênero tendo IDH em torno 0,460. O Brasil por sua vez, aparece sendo o 71º mais desigual na relação de gênero tendo IDH 0,744.
A partir dessas premissas é possível inferir que
Um professor de sociologia para o Ensino Médio pretende provocar em sua classe um debate sobre o senso comum e a contribuição das ciências sociais para o processo de investigação dos fenômenos sociais e o caráter relativo de certas visões ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a seguinte gravura:
(http://2.bp.blogspot.com/-lGmIzVAaCE/Uwerq5jevmI/AAAAAAAABm0/LyLSWvEUGEY/ s1600/ponto+de+vista.jpg ).
Os seus alunos e alunas constróem uma série de análises sobre a figura. Assinale a alternativa que dentre as afirmações dos auunos não representa uma superação do senso comum.
O instituto IBOPE realizou um levantamento no ano de 2006 para avaliar o grau de tolerância para com a corrupção entre um grupo de eleitores selecionado. Do estudo foi possível extrair as seguintes teses:
I. A maioria dos eleitores brasileiros já transgrediu
II. alguma lei ou descumpriu alguma regra contratual, para obter benefícios materiais, de forma consciente e intencional.
II. A maioria dos eleitores brasileiros tolera algum tipo de corrupção por parte de seus representantes ou governantes eleitos.
III. Assim como é atribuído às classes políticas brasileiras, há no eleitorado uma gradação tanto na prática antiética no dia-a-dia quanto na tolerância à corrupção política e essas duas variáveis estão correlacionadas fortemente, ou seja, quanto mais ético no dia-a-dia, menos tolerante com a corrupção tende a ser o eleitor.
A partir da análise das teses é correto afirmar que a melhor síntese seria: