limpar filtros
Questões por página:
Julgue os itens a seguir e marque a alternativa que apresenta veracidade em sua afirmativa:
Bock, Furtado e Teixeira (2003) delineiam que vários autores definem a adolescência como a fase posterior a infância e anterior a juventude, que começa por volta dos doze anos e finda em torno dos dezoito anos. Sobre as intervenções clínicas de transtornos mentais em crianças e adolescentes, assinale a afirmativa que apresenta desacerto na sua redação:
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, marque o único comentário correto:

Sobre o crescente emprego de psicoterapias breves nos diversos contextos institucionais, analise as questões abaixo:

I. Este tipo de psicoterapia tem sido bem aceita, pois permite melhorar a qualidade dos serviços oferecidos nas diversas instituições que realizam atendimentos de saúde mental e diminui as filas de espera dos pacientes.

II. A possibilidade de realizar um processo com começo, meio e fim dentro de um tempo reduzido é a especificidade dessa modalidade terapêutica, pois trabalha com aspectos circunscritos e objetivos limitados.

III. Não é uma boa opção para ser usada com terapeutas em formação, devido este tipo psicoterapia não corresponder satisfatoriamente aos seus objetivos acadêmicos, técnicos e sociais.

IV. Alguns autores citam que não há consenso quanto a duração mais adequada para um processo de psicoterapia breve. Há sugestões desde 4 (quatro) até 40 (quarenta) sessões, sendo 12 (doze) sessões o número de sessões mais aconselhados.

V. Alguns autores delineiam que há consenso quanto a duração adequada para um processo de psicoterapia breve, sendo este o número de 12 (doze) sessões.

Está correto o que se afirma na alternativa:

A implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal vertente a desinstitucionalização com consequente desconstrução do manicômio e dos paradigmas que o sustentam. No Brasil, é fruto de vários debates entre trabalhadores de saúde mental, dentre estes: médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, como também os usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares. Profissionais de diversas áreas, como os do direito, também se engajaram no movimento da luta antimanicomial, para garantir os direitos das pessoas com transtorno mental. Com base nos estudos sobre a Reforma Psiquiátrica, considere a resposta correta: