limpar filtros
Questões por página:
O planejamento de Relações é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem da empresa: compreende desde a avaliação do mercado e da concorrência, passando pelo diagnóstico do posicionamento da marca até a definição de estratégias que combinem diferentes meios de comunicação interna e externa. Suas principais etapas são:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, é possível descrever o emprego adequado aos Pronomes de Tratamento, sendo eles:

AS Normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência foram criadas para regulamentar as solenidades. De acordo com a precedência, é correto afirmar.

I. A precedência entre os diferentes postos e cargos das mesmas categorias corresponde à ordem de precedência histórica dos Ministérios.

II. Os Cardeais da Igreja Católica, como possíveis sucessores do Papa, têm situação correspondente à dos príncipes herdeiros.

III. Nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios, o Governador presidirá às solenidades a que comparecer, inclusive as dos Poderes Legislativo e Judiciário e as de caráter exclusivamente militar.

IV. Para colocação de personalidades nacionais e estrangeiras, sem função oficial, o Chefe do Cerimonial levará em consideração a sua posição social, idade, cargos ou funções que ocupem ou tenham desempenhado ou a sua posição na hierarquia eclesiástica.

V. A precedência entre membros do Congresso Nacional e entre membros das Assembléias Legislativas é determinada pela ordem de criação da unidade federativa a que pertençam e, dentro da mesma unidade, sucessivamente, pela data da diplomação ou pela idade.

Indique a ordem de precedência correta nas cerimônias oficiais de caráter estadual, ocorridas em Palmas, capital do Tocantins, mais especificamente no Palácio Araguaia.

São competências do Cerimonial Institucional:

I. Manter uma listagem atualizada de todos os públicos de interesse da organização.

II. Coordenar o cerimonial, fixar as funções de seus auxiliares e distribuir as atribuições.

III. Assessorar a presidência da organização sobre a programação, o protocolo e o cerimonial das solenidades e as recepções às quais deva ou não comparecer, informando sobre todos os dados complementares, inclusive o traje exigido.

IV. Coordenar e organizar as solenidades oficiais, que envolvam a presidência e diretoria da organização, assim como o cerimonial de visitas de altas personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, providenciando, inclusive os meios de transporte e hospedagem, se necessário for.

V. Elaborar o roteiro e o script das cerimônias.