TJ-SC - 2018 - TJ-SC - 2018
limpar filtros
Questões por página:

Considerando as disposições acerca da organização e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência, analise as afirmativas a seguir.


I. O Serviço de Urgência e Emergência deve garantir, conforme o perfil assistencial, o acesso independente para pediatria.

II. A classificação de risco deve considerar o grau de necessidade do paciente, e a ordem de atendimento deve dar-se de acordo com os protocolos clínicos do serviço.

III. O principal critério para determinar um quadro clínico como sendo de ”urgência” é o risco iminente de morte.


Está correto somente o que se afirma em:

Renata,30 anos,28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D


Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

De acordo com os protocolos seguidos no suporte básico de vida para adultos, recomenda-se que as compressões torácicas realizadas na ressuscitação cardiopulmonar sejam na frequência de:
Paulo,40 anos, fumante, foi ao serviço médico do seu trabalho pois não estava se sentindo bem. Antes de ser atendido sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foi prontamente socorrido pelos profissionais de saúde presentes, que iniciaram, adequadamente, a ressuscitação cardiopulmonar por meio de:

Um dos cuidados de saúde prestados ao recém-nascido em condições clínicas normais é a administração de vitamina K, logo após o nascimento, para prevenção de sangramento.


Nesse caso, a dose e a via de administração recomendadas, são respectivamente: