limpar filtros
Questões por página:

A biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo recebeu um livro que trata de greves e manipulação da imprensa. Na Classificação Decimal Universal, estes assuntos aparecem com os seguintes números:


331.109.32 Greves

070.15 Subserviência dos jornais a interesses de determinados setores.


De acordo com as regras da Classificação Decimal Universal (CDU), o número de classificação correto para a obra é:

Ao organizar os termos diarista e empregado num tesauro, dois bibliotecários chegaram a resultados distintos: para o bibliotecário I, o termo diarista é superordenado em relação ao termo empregado; para o bibliotecário II, o termo diarista é subordinado em relação ao termo empregado. É correto afirmar que o bibliotecário

A Análise Documentária (AD) tem como funções:


I. Identificar e localizar: como técnica auxiliar para a catalogação e a classificação e, por meio de suas diversas operações, permite identificar e localizar qualquer documento no contexto de uma determinada coleção, assim como contribuir para o conhecimento do seu conteúdo (representado por termos significativos ou um breve resumo).

II. Transformar: é evidente sua capacidade de transformação e reelaboração dos documentos originais em outros secundários, meramente informativos.

III. Recuperar: favorece a recuperação documental, que só será viável se for baseada em uma técnica analítica precisa e rigorosa.


Verifica-se que

Em relação ao Formato MARC, considere os dois agrupamentos abaixo.

I. # (hashtag)

II.6XX

III. $ (cifrão)

IV. | (barra vertical)

a. Representa um caractere cheio.

b. Significa indicador de subcampo.

c. Indica campo de assuntos.

d. Significa espaço em branco.

A correta correlação entre os agrupamentos é:

Em relação ao Formato MARC, considere:


I. O MARCXML traz estrutura diversa do formato MARC21, aproveitando-se das potencialidades da linguagem XML.

II. Uma das críticas dirigidas ao formato é que, ainda hoje, um registro MARC simula uma ficha catalográfica no ambiente digital.

III. Foi criado para o compartilhamento de informações catalográficas em formato eletrônico e, após meio século desde a sua concepção, manteve-se praticamente inalterado, com um modelo de dados estável.

IV. O Bibliographic Framework (BIBFRAME) é uma iniciativa da Library of Congress com o objetivo de desenvolver um novo meio para o compartilhamento de dados bibliográficos e buscar um substituto para os Formatos MARC21.

V. Atualmente, o padrão MARC21 compreende cinco formatos: dados bibliográficos, autoridade, coleção, classificação e nomes geográficos.


Está correto o que se afirma APENAS em