390 Questões de concurso encontradas
Página 34 de 78
Questões por página:
As quatro principais características do texto jornalístico são: atualidade, novidade, periodicidade e difusão, segundo o alemão Otho Groth. A atualidade, principalmente, é um dos elementos que devem ser utilizados na formação de um título chamativo para o leitor.
Por esse motivo, o título deve primar pelos seguintes elementos:
Cremilda Medina (1995) conceitua entrevista como um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. A entrevista jornalística, em primeira instância, é uma técnica de obtenção de informações que recorre ao particular.
A autora cita a classificação de Edgar Morin para estabelecer as diferenças de cada um dos tipos de entrevistas. Dentre elas, as entrevistas rito e neoconfissões podem ser conceituadas, respectivamente, de acordo com as seguintes formas e temáticas com que são realizadas:
Com a fragmentação da sociedade em grupos cada vez mais específicos, o jornalismo vem ampliando sua produção também de forma específica, produzindo conteúdos direcionados para determinados segmentos. Essa produção de conteúdos tem uma ligação direta com o planejamento minucioso da publicação, seja jornal ou revista.
Assinale a nomenclatura utilizada para o Projeto que trata do conteúdo e da linha editorial de uma publicação.
Sobre as diferenças entre notícia e reportagem, analise as assertivas a seguir.
I. A reportagem não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo pré-estabelecido.
II. O planejamento da pauta é o mesmo para notícia e reportagem.
III. O estilo da reportagem é menos rígido do que o da notícia: varia com o veículo, o público, o assunto.
Então, a alternativa que contempla plenamente as afirmações CORRETAS é a seguinte:
No composto da comunicação organizacional integrada, há um tipo de comunicação que objetiva construir imagem e identidade corporativas fortes e positivas para a organização, realizando uma influência político-social.
Essas informações são relativas à comunicação