AL-RR - 2010 - AL-RR - 2010
limpar filtros
Questões por página:

A partir das técnicas de edição jornalística, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- O infográfico é uma ilustração colocada nas páginas dos impressos;

II- Os infográficos devem ser facilmente compreendidos, por isso, a importância da conversão de medidas para padrões habituais, clareza no texto e harmonia nos elementos visuais, que devem ser sempre funcionais;

III- O chapéu é o elemento utilizado para dar ênfase a uma frase de uma fonte ou entrevistado. Ele aparece no meio do texto, dentro de um quadro, em fonte maior que a do texto.

Com base nas teorias da edição jornalística, analise as afirmativas e aponte a alternativa CORRETA:


I- Com base nos limites de alcance dos veículos, os fatos serão noticiados com base na territorialidade geográfica, na especialização (ou divisão) temática e na especialização organizacional (correspondentes);

II- Na cobertura de rotina, o editor deve planejar com antecedência sempre que tiver informações disponíveis sobre o fato a ser noticiado;

III- O planejamento da notícia será uma ferramenta essencial para uma cobertura de grandes fatos. Por meio do planejamento, o editor pode separar um fato em diferentes vertentes, como uma emocional na visão das vítimas, uma informativa, na visão das autoridades ou uma geral, através de infográficos.

Analise as afirmativas seguintes sobre a edição jornalística e aponte a alternativa CORRETA:


I- Nos jornais diários é comum a divisão por editorias, como Esporte, Economia e Polícia;

II- Muitas das notícias publicadas nos meios de comunicação advêm de agências de notícias. Estas são sempre empresas oficiais, isto é, ligadas ao Governo Federal ou Estadual, que repassam, de forma gratuita, as informações aos meios;

III- Os editores de caderno, por conta dos atributos da função, não podem ser repórteres.

Com o surgimento da internet, temos o nascimento do webjornalismo, que utiliza um veículo diferente e com algumas peculiaridades com relação às outras mídias. Sobre o tema, aponte a alternativa CORRETA:
Sobre as técnicas publicitárias, aponte a alternativa CORRETA: