limpar filtros
Questões por página:
Questão Anulada
Costuma-se denominar desaceleração a aceleração negativa de um móvel. No entanto, desacelerar não é um termo específico da física, mas da nossa linguagem cotidiana. Seu significado, segundo o dicionário, é “reduzir a velocidade de retardar”. No entanto. Como já dissemos em relação à velocidade, o objetivo negativo em física esta quase sempre relacionado ao sentido do referencial e não a redução ou diminuição de uma grandeza. A aceleração negativa, por exemplo, nem sempre reduz a velocidade do móvel, se a velocidade também for negativa, o seu módulo aumenta. Um automóvel percorrendo uma auto estrada a uma velocidade de 180 km/h, avista a certa distância uma blitz de conscientização da patrulha rodoviária, sabendo que para não ser multado deverá passar por esse local com uma velocidade de no máximo 5 m/s, e sua distância até o local é de 87,5 metros, nessas condições o motorista deverá imprimir uma desaceleração de:
Gráficos são utilizados em diferentes exemplos, como em matemática o Gráfico é bastante utilizado para determinar uma função, em física utiliza-se o gráfico na cinemática, na dinâmica e em outros conteúdos muito importantes, para o funcionamento de certas máquinas, na realização de trabalho por diferentes gases, como por exemplo. O gráfico abaixo ilustra uma transformação de 100 moles de gás ideal monoatômico recebem do meio exterior uma quantidade de calor 1.800.000 J. Dado R=8,32 J/mol.K. Nessas condições e conhecendo as leis da termodinâmica, determinado o trabalho realizado por esse gás encontramos:


Máquinas térmicas conhecidas como as mais perfeitas, ou seja, as que conseguem um rendimento maior, pois operam entre duas fontes de temperaturas diferentes, conseguindo assim utilizar uma parte da energia recebida, sendo essa parte utilizada a que realiza trabalho e a outra é jogada para outra fonte fria. Em uma máquina térmica são fornecidos 3kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado pela máquina, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho?

A água oxigenada – H2O2(aq) – se decompõe produzindo água e gás oxigênio, de acordo com a equação: H2O2(aq) → H2O(ℓ) + ½ O2(g) O gráfico abaixo foi construído a partir de dados experimentais e mostra a variação da concentração de água oxigenada em função do tempo:
Calcule a velocidade média de decomposição da água oxigenada, em mol.L-1.min-1, nos intervalos I, II, I e no intervalo de 0 a 30 min:
Questão Anulada

A cocaína é um alcalóide cujo uso prolongado leva à dependência física, a períodos de grande depressão, podendo causar a morte. É também um anestésico local. A coniína é um outro alcalóide muito tóxico; sua ingestão pode causar fraqueza, tonturas, náuseas, respiração difícil, paralisia e morte. A coiína é uma substância tóxica da planta de nome cicuta, utilizada na execução do filósofo Sócrates. Abaixo, estão as estruturas químicas da cocaína e da coniína:


Segundo as fórmulas estruturais representadas é correto afirmar que:

I - Ambas são classificadas como bases orgânicas.

II - Possuem grupo funcional Amina, composto responsável pelo teor entorpecente causador da dependência, pois age direto nas funções psico – neurológicas.

III - Apresentam fórmulas moleculares: (C17H21O4, C8H17N).

IV - Apresentam os grupos funcionais: Amida, Ácido Carboxílico, e Benzeno.

V - São compostos heterogênicos e Alicíclico.

VI - Compostos covalentes, iônicos, insaturados, fazem as ligações de hidrogênio com a água.

Estão corretas: