limpar filtros
Questões por página:
Considerando a abordagem a um cisto renal complexo com nódulo mural, descoberto à ultrassonografia, assinale a alternativa sobre o prosseguimento da investigação diagnóstica.

Assinale a causa mais comum de obstrução do intestino delgado.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, de etiologia desconhecida, com tendência a remissão e recidiva. Pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus.

Sobre a doença de Crohn, assinale a alternativa correta.

Um paciente do sexo masculino, portador de hepatite C, com fibrose grau 4, foi tratado com interferon peguilado e ribavirina, obtendo resposta virológica sustentada. Dois anos após o final do tratamento, mantinha-se sem evidências de recidiva da infecção e ultrassonografia mostrou um nódulo hipoecogênico de 2,5 cm no lobo direito do fígado. Assinale a alternativa correta sobre o caso.

Mulher de 30 anos, assintomática, durante exames de rotina apresentou ao ultrassom nódulo hepático isoecogênico ao parênquima, único bem delimitado com 4,5 cm de diâmetro, subcapsular no lobo hepático direito. Realizou tomografia computadorizada que demonstrou, na fase sem contraste, lesão sólida bem delimitada com área central hipoatenuante, estrelada. Após a infusão endovenosa do meio de contraste iodado, a lesão apresentou intenso realce na fase arterial com rápido clareamento “wash-out”, nas fases portal e de equilíbrio, e realce tardio da área central hipoatenuante.
Provavelmente, o diagnóstico será: