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Intertextualidade é um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialógica entre textos. Sobre o ensino da intertextualidade à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A literatura a respeito do assunto tem permitido dizer que todo texto é intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.
II. A intertextualidade, por se revelar tanto no âmbito do conteúdo quanto da forma, permite desenvolver capacidades tanto linguísticas quanto semióticas e semânticas.
III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização.
Estão corretas as afirmativas:
O processamento adequado do léxico textual é uma estratégia importante para a construção do sentido global do texto, idealmente um produto da interação autor-leitor ou autor-ouvinte do texto. Sobre o ensino da seleção lexical e efeitos de sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Quem desconsidera a sinalização de sentidos do autor constrói sentido para o texto estabelecendo relações semânticas não autorizadas pela superfície textual, ou seja, com base apenas nas suas próprias expectativas de leitura.
II. A condição básica para fazer do processamento lexical uma estratégia de construção do sentido global do texto é reconhecer que a recepção de um texto não é nem atribuição nem extração de significado, ou seja, o sentido do texto não está exclusivamente nem na cabeça do leitor/ouvinte (conhecimento prévio), nem na materialidade linguística do texto (sinalização dos sentidos pelo autor), mas na interação autor-leitor/ ouvinte.
III. As palavras de um texto têm dimensão discursiva, não apenas semântica.
Estão corretas as afirmativas:
O Eixo II da Proposta Curricular dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Língua Portuguesa aborda o fenômeno da variação linguística no português brasileiro, iniciado no tópico 19 e desenvolvido no contrapondo do Português Padrão (PP) – também chamado norma padrão ou uso padrão – com o Português Não Padrão (PNP). Sobre o ensino do Eixo Temático II Linguagem e Língua, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Eixo II pode ser trabalhado, pelo menos, de duas maneiras. Uma delas consiste em fazer de seus tópicos expansões de outros tópicos do Eixo I, inserindo-os nos momentos em que a situação o permitir.
( ) A partir do domínio linguístico que o aluno revela na escrita ou mesmo da observação quanto aos problemas que ele apresenta em seus escritos, é preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências deles, sejam discutidos, observados, avaliados e questionados.
( ) É fundamental que exista uma inserção cada vez mais produtiva no mundo letrado, o que significa não só o aprendizado de um código em que se materializa a escrita, mas também a percepção de que existem diferentes formas de uso, governadas por restrições que se relacionam às situações comunicativas específicas.
( ) Dado o grande número de textos que circulam na sociedade, recomenda-se que a tarefa de ensino seja pautada por um critério quantitativo que, ao escolher determinadas formas e determinados usos da linguagem, seja capaz de planejar um processo de ensino mais sistemático.
( ) A ideia de “pureza” da língua escrita deve ser incentivada, apesar de existirem textos que intencionalmente fazem uma aproximação com a oralidade, relativizando os critérios de correção mais absolutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.