limpar filtros
Questões por página:
No consultório de um neurologista, uma paciente de 60 anos informa estar muito preocupada com a possibilidade de ter Alzheimer, pois há 6 meses vem tendo diminuição da memória e solicita ao médico que peça um exame de ressonância da cabeça. Relata ser muito ansiosa e que, há vários anos, tem muita dificuldade para dormir, além de despertar várias vezes à noite, com pesadelos frequentes e levantando para urinar cerca de 3 a 4 vezes por noite. Refere ainda que acorda com vontade de dormir mais, muito cansada e bastante sonolenta durante o dia. Diante da história clínica, tem-se o seguinte:
Paciente de 38 anos, do sexo masculino, alcoólatra, foi admitido em Unidade de Terapia Intensiva por insuficiência respiratória aguda, com história de há 2 semanas ter iniciado com fraqueza nos membros inferiores, após 4 semanas de uma gastroenterite aguda. Ao exame neurológico apresentava acometimento do nervo facial, com paraparesia e arreflexia. Considerando-se esse quadro clínico, tem-se o seguinte:
Sobre as neuropatias periféricas, verifica-se que:
Das doenças oportunistas do sistema nervoso central (SNC), a Neurocriptococose é uma das mais frequentes. Nesse sentido, tem-se que
Paciente de 36 anos, da zona rural, apresenta episódios recorrentes de clonias no mie há cerca de 2 anos. A tomografia de crânio mostrou lesões hipodensas císticas, sem reação ao contraste iodado, e com escólex dentro da lesão cística ao exame de ressonância magnética do encéfalo. Qual o tratamento de escolha?