260 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 52
Questões por página:
Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório. Sobre os Laboratórios de Nível de Biossegurança 2 considere as afirmativas.
I - Com boas técnicas de microbiologia, agentes que estejam associados a uma patologia humana de gravidade variável, podem se usados de maneira segura em atividades conduzidas sobre uma bancada aberta.
II - É adequado para qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.
III - O vírus da hepatite B,0 HIV, Salmonella spp., e Toxoplasma spp. são exemplos de microrganismos designados para este nível de contenção.
IV - Embora os organismos rotineiramente manipulados em um laboratório NB-2 não sejam transmitidos através de aerossois, os procedimentos envolvendo um alto potencial para produção de aerossois devem ser conduzidos em equipamentos de contenção primária.
Está(ão) CORRETA(S)
As MICROBACTÉRIAS podem ser separadas em gmpos de acordo com o tempo de crescimento, a temperatura ótima para que esse crescimento ocorra e a produção de pigmento quando exposta à luz. Sobre esse assunto, analise as afirmações.
I - Crescimento: - tempo necessário para colônias serem visualizadas a olho nu, em meio sólido, sendo consideradas Micobactérias de crescimento rápido as que ocorrem em menos de sete dias.
II - Pigmento - Micobactérias que produzem pigmento tanto no escuro quanto no claro são classificadas como scotocromogênicas.
III - Temperatura - Incubar em diferentes temperaturas quando o material clínico for de amostras de pele (25°C a 30°C).
IV Estas características (temperatura, pigmento e temperatura) podem ser observadas em culturas novas em meio de Lowenstein Jensen.
Está(ão) CORRETA(S)
A colheita de espécimes clínicos é a primeira etapa do diagnóstico laboratorial e deve ser realizada corretamente, sob a pena de inutilizar todo o procedimento laboratorial posterior, pois amostras colhidas inadequadamente podem redundar em resultados falsos. Analise as afirmativas correspondentes a descrição das metodologias utilizadas para a colheita de espécimes clínicos para ensaios de micologia.
I - Pelos e Cabelos: nas tinhas inflamatórias do couro cabeludo e barba, o paciente deve estar pelo menos sete dias sem fazer uso de antimicrobianos e ao menos 24 horas sem lavar o local da lesão.
II - Unhas: nas onicomicoses que começam nas partes livres das unhas, deve-se coletar a porção correspondente a hiperceratose formada na porção distai da matriz ungueal.
III - Escamas de pele: após rigorosa anti-sepsia com álcool isopropílico a 70%, com auxílio de uma cureta dermatológica, raspar vigorosamente as bordas das lesões cutâneas mais recentes.
IV - Mucosas: utilizar “swab” estéril, coletando-se no mínimo, duas amostras de cada lesão encontrada sendo uma para o exame direto e outra para cultura.
Está(ão) CORRETA(S)
O controle das populações de microrganismos é realizado, na sua forma final lançando-se mão de dois princípios: utilizando métodos físicos ou químicos. Analise as afirmativas sobre a descrição das terminologias utilizadas no Controle Microbiano.
I - Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida, inclusive endósporos.
II - Desinfecção: remoção de microrganismos patogênicos de objetos, de maneira que o seu manuseio seja seguro.
III - Anti-sepsia: eliminação de patógenos na forma vegetativa em um tecido vivo.
IV - Assepsia: conjunto de técnicas utilizadas para impedir a penetração de microrganismos em um determinado local. São importantes em cirurgia para minimizar a contaminação dos instrumentos, da equipe cirúrgica e do paciente.
V - Descontaminação: eliminação de microrganismos na forma vegetativa, em um material inanimado, sem que haja, necessariamente, destruição de todos os organismos presentes, como esporos bacterianos e fúngicos.
Está(ão) CORRETA(S)