Questões do concurso:
PM-PA - 2010 - PM-PA - 2011 - Oficial de Saúde
limpar filtros
180 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 36
Questões por página:
Questões por página:
Na Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia, algumas técnicas são essenciais durante o processo de aspiração. Quanto à técnica AFE (Aumento do Fluxo Expiratório), é correto dizer:
A Osteoartrite é uma doença mecanicamente conduzida, mas que pode ser mediada quimicamente. Sendo a doença das articulações sinoviais mais comum, ela corresponde a um conjunto de alterações morfológicas, bioquímicas e moleculares que levam a alterações na cartilagem articular. Existem dois tipos principais de osteoartrite: a primária e a secundária. Sobre a prescrição de tratamento fisioterapêutico através de exercícios, é correto afirmar que eles devem considerar, por exemplo, os seguintes parâmetros:
Os MAP-Músculos do Assoalho Pélvico são importantes na manutenção de algumas funções femininas, como micção, defecação, flatos, relação sexual, gravidez, parto e puerpério, entre outras. Sobre os MAP é correto afirmar:
A presença de dor pélvica em mulheres possui várias etiologias, diagnósticos e desfechos, e pode ser aguda ou crônica. Quando a Dor pélvica dura mais de seis meses, é classificada como crônica – DPC. O papel do fisioterapeuta no tratamento da DPC envolve a diminuição da dor, o aumento da função e o tratamento e prevenção de futuras disfunções musculoesqueléticas existentes, o que envolve uma acurada avaliação funcional, com ênfase no exame musculoesquelético, onde os MAP devem ser avaliados qualitativa e quantitativamente. Quando consideramos a avaliação fisioterapêutica voltada para DPC, o conhecimento das possíveis causas da DPC é importante. Temos, como exemplos de causas da DPC de origem GENITAL, UROLÓGICA, INTESTINAL, OSTEOMUSCULAR E VASCULAR, respectivamente,
A fratura é conceituada como uma interrupção na continuidade do osso e pode ser exposta ou fechada. As lesões em torção comumente dão origem à fratura em espiral. As fraturas podem ser causadas por trauma e/ou patologias como, por exemplo, a osteoporose, a doença de Paget, o carcinoma, a osteomielite, a osteogênese imperfeita. As fraturas podem complicar e o fisioterapeuta deve conhecer essas possíveis complicações para não comprometer o quadro. Quando “os músculos se tornam danificados ou inflamados no momento da lesão, a pressão intramuscular aumenta sem a possibilidade de liberação e pode resultar em necrose dos tecidos a partir da isquemia. Isso é definido como uma condição em que a alta pressão no interior de uma bainha fascial fechada reduz a perfusão sanguínea capilar abaixo do nível necessário para a viabilidade do tecido, quadro visto mais comumente nos músculos tibiais anteriores e nos músculos do antebraço”. Essa descrição trata de uma complicação das fraturas denominada