240 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 48
Questões por página:
O Código de Ética traduz-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. Com base nessa afirmativa, pode-se dizer que o psicólogo
I atuará na instituição de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da instituição e da sociedade.
II em seus atendimentos, garantirá condições ambientais adequadas à segurança da(s) pessoa(s) atendida(s), bem como a privacidade que garanta o sigilo profissional.
III terá para com seus colegas respeito, consideração e solidariedade, que fortaleçam o bom conceito da categoria.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)
Sobre o psicodiagnóstico, analise as assertivas abaixo.
I É um processo científico de duração não previsível, que visa a descrever, analisar e compreender a personalidade do paciente ou do grupo familiar.
II É uma prática científica avaliativa que objetiva investigar os aspectos pretéritos, presentes e futuros da personalidade do avaliando.
II É uma modalidade de avaliação psicológica na qual o uso de testes psicológicos se torna uma ferramenta necessária que permite estudar o avaliando por meio de todas as vias de comunicação.
IV É um processo científico que utiliza testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos, classificar o caso e prever seu curso possível.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)
Analise a relação abaixo, entre duas assertivas. De acordo com os estudos de psicopatologia, ao contrário da crença do senso comum, não existe uma linha divisória nítida entre o comportamento normal e o anormal.
PORQUE
Não apenas o comportamento de diferentes indivíduos passa por graus imperceptíveis, do normal ao anormal, mas um indivíduo pode, em diferentes períodos, passar para diferentes posições nesse contínuo.
Pode-se dizer que
No que se refere à análise dos processos intergrupais, é correto afirmar que
I motivos individuais e objetivos do grupo são elementos que garantem fidelidade e que estão relacionados com a escolha de um grupo.
II propriedades estruturais do grupo são padrões de comunicação, desempenho de papéis, relações de poder.
III pressões e padrão do grupo constituem argumentos reais ou imaginários, explícitos ou implícitos, que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
IV liderança e realização do grupo constituem a força de convencimento exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade exercida pelo grupo.
É correto afirmar que