Questões do concurso:
PC-SP - 2018 - PC-SP - 2018 - Auxiliar de Papiloscopista Policial
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Várias organizações humanitárias alertaram nesta segunda-feira (05.02.2018) os países que recebem refugiados sírios no Oriente Médio e no Ocidente contra o retorno forçado destes à Síria. As ONGs lamentaram em um relatório uma tendência alarmante a favor das expulsões. De acordo com o mesmo informe, um número três vezes superior de sírios foram obrigados a abandonar suas casas no ano passado. Para o ano de 2018, são esperados 1,5 milhão de deslocados adicionais.
(Istoé. http://istoe.com.br.05.02.2018. Adaptado)
A crise dos refugiados sírios tem origem
O ir e vir entre a capital paranaense e as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) mudou na última década. Se antes as cidades da RMC eram dormitórios, hoje atraem muitos profissionais que optam por morar na capital, com sua infraestrutura completa, e trabalhar nos municípios vizinhos.
(Gazeta do Povo. https://www.gazetadopovo.com.br.19.12.2012. Adaptado)
O deslocamento populacional evidente no excerto é denominado
Um turista desavisado pode achar que é pegadinha ao ser atendido na portaria de um hotel em Tóquio por um robô com rosto e roupa de mulher. Mas a cena é real. É uma pequena amostra de um gigantesco experimento em curso no Japão: a criação da chamada Sociedade 5.0, em que boa parte do trabalho humano será substituída por computadores e robôs. O Japão decidiu transformar sua sociedade em um laboratório tecnológico por um motivo extremo.
(Estadão. https://link.estadao.com.br.28.01.2018. Adaptado)
O “motivo extremo” apontado pela reportagem para os vultosos investimentos japoneses na robotização de sua sociedade consiste
O número de mortes em conflitos agrários cresceu 15% em 2017 na comparação com o ano anterior, num total de 70 assassinatos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que divulgou os dados nesta quarta-feira (23 de maio de 2018), trata-se do maior número desde 2003. Dentre as mortes registradas, a pastoral destaca quatro massacres que ocorreram na Bahia, Mato Grosso, Pará e Rondônia, resultando em 28 assassinatos. O estado do Pará lidera o ranking de 2017 com 21 pessoas assassinadas, dez no massacre de Pau D’Arco, seguido pelo estado de Rondônia, com 17, e pela Bahia, com 10 assassinatos.
(CartaCapital. https://www.cartacapital.com.br.23.05.2018. Adaptado)
Uma das justificativas para a violência no campo brasileiro relaciona-se
A polícia do estado norte-americano do Texas foi acionada nesta sexta-feira (18.05.2018) para atender relatos de tiros na escola de ensino médio Santa Fe High School, e autoridades locais disseram que o bairro do colégio estava em isolamento devido a um incidente envolvendo um atirador ativo. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que 10 pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas no ataque que ele chamou de “um dos mais hediondos” na história das escolas do estado.
(Terra. https://www.terra.com.br.18.05.2018. Adaptado)
O episódio descrito estimula os debates nos Estados Unidos sobre