TJ-MA - 2019 - TJ-MA - 2019
limpar filtros
Questões por página:

O tema da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é de grande importância para as instituições, sejam elas públicas ou privadas. Nesse contexto, na concepção biopsicossocial, QVT está relacionada com:


I. O conjunto das escolhas de bem-estar com equilíbrio harmônico entre os domínios biológico, psicológico, social e organizacional.

II. Hábitos saudáveis, busca de equilíbrio emocional e equilíbrio nos relacionamentos interpessoais.

III. O desenvolvimento de estratégias que melhoram a acomodação dos colaboradores evitando que eles adoeçam em função da mobília e maquinário do ambiente de trabalho.

IV. O respeito às leis e direitos trabalhistas, garantias constitucionais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Absenteísmo, queda do desempenho escolar, isolamento e alterações bruscas de humor são características que podem representar fatores de risco para depressão e suicídio no ambiente escolar.

Nesse contexto, considere as atitudes, dentre as abaixo relacionadas, de um psicólogo em relação a um adolescente com ou sem risco de suicídio:


I. Oferecer ajuda e escuta, encorajando-o a falar sobre seus sentimentos.

II. Fornecer muitas informações sobre o tema e não comentar sobre suicídio.

III. Abordar o tema de modo indireto, sem questionar sobre ideações.

IV. Valorizar os sentimentos e as experiências desse estudante.


São ações corretas do psicólogo o que consta APENAS em

Algumas pessoas, antes de iniciar um processo de mudança de comportamento relacionado à dependência química, de nicotina ou mudança de hábitos alimentares, acreditam que têm o controle sobre os seus hábitos e não os veem como inadequados.

De acordo com o Modelo Transteórico de Motivação para a Mudança de Proshaska, indique a que estágio a situação acima descrita se refere e em quantos estágios esse modelo se divide:

Os principais critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline se referem a um padrão de
A Terapia Cognitiva propõe um modelo de atuação mais estruturado, com enfoque no aqui e agora, com planejamento de sessões nas seguintes etapas: