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A figura representa um diagrama UML 2.5 de
A automação de processos de negócio visa à implantação de processos em uma organização, como um Tribunal de Justiça, por meio de atividades como: uso de tecnologias específicas, integração de dados e sistemas, controle de fluxo do trabalho, distribuição das tarefas, monitoramento em tempo real. Para que a automação de processos de negócio atinja os melhores resultados, são usadas soluções tecnológicas como as que reúnem um conjunto de ferramentas que une TI e ambiente de operação. Esta solução proporciona um nível de automação por meio da criação e execução de aplicações que combinam a lógica mostrada nos modelos de negócio com regras e dados conectados com as atividades, oferecendo um gerenciamento avançado de fluxo de trabalho e controle na orquestração de qualquer processo. Esta solução é conhecida como

Considere o diagrama BPMN abaixo.



No diagrama, o primeiro gateway “Documentos necessários” testará o resultado da atividade anterior. Se na execução da atividade “Identificar documentação necessária” o usuário tiver necessidade de um, dois ou três dos documentos requeridos, um ou mais fluxos será/serão executados.

O diagrama faz uso de um segundo gateway para convergir os fluxos criados. Isso garante que a atividade “Analisar validade dos documentos” só aconteça depois que os fluxos que tiverem sido iniciados pelo primeiro gateway terminem de ser executados, para então a atividade ser iniciada.


O primeiro e o segundo gateways são do tipo

As Técnicas de Auditoria Assistida por Computador (TAACs) podem ser usadas em testes de conformidade, para verificar o grau de aderência dos controles às determinações específicas de um Tribunal de Justiça, por meio de operações como

Um Analista Judiciário, ao participar de um projeto de interface para um sistema, elencou os seguintes aspectos a serem considerados:


I. esquema de cores e imagens (evitar ofensas a potenciais usuários);

II. dimensão de caixas de diálogo (acomodar textos 20% a 30% mais longos do que os da língua portuguesa);

III. formatos variados de datas, horas e moedas;

IV. entrada e saída de diversos conjuntos de caracteres (recomendar uso do padrão Unicode);

V. diversas direções de leitura (horizontal: esquerda para a direita, direita para a esquerda; vertical: de cima para baixo);

VI. normas e legislações (verificar adequações de compliance);

VII. influências culturais (verificar particularidades na forma de fazer negócios).


Tais fatores