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Observe as tabelas a seguir, definidas em SQL (padrão SQL2 ou superior).
Create table PRODUTOS (codp integer not null, nomep varchar(60) not null, categoria varchar(30) default 'perfumaria' not null, preco numeric(5,2) default 0, estoque integer, primary key(codp));
create table PRODUTOSDESCONTINUADOS (codp integer not null, nomep varchar(60) not null, categoria varchar(30) default 'desconhecido' not null, preco numeric(5,2) default 0, primary key(codp));
Considere o conjunto de comandos SQL de inserção de tuplas nas tabelas abaixo (mesmo padrão) e suponha que não haja problemas com os valores fornecidos como chave-primária.
I - INSERT INTO PRODUTOS (codp, nomep, preco) VALUES (1, 'gasex',100); II - INSERT INTO PRODUTOSDESCONTINUADOS SELECT codp, nomep, categoria from PRODUTOS WHERE estoque IS NULL; III- INSERT INTO PRODUTOSDESCONTINUADOS VALUES (30, 'biutiful', null, null);
Quais comandos SQL de inserção executam corretamente?
Suponha a tabela ENSINO, descrita abaixo em SQL.
Create table ENSINO (matr integer not null, disciplina varchar(50) not null, professor varchar(60) not null, nota numeric(3,1), primary key (matr, disciplina));
Considere que sobre esta tabela existem as seguintes dependências funcionais não triviais, e apenas estas:
matr, disciplina professor, nota professor disciplina
Para cada forma normal apresentada abaixo, assinale com V (verdadeiro), se a tabela estiver nessa forma normal ou F (falso), se não estiver.
( ) Segunda Forma Normal ( ) Terceira Forma Normal ( ) Forma Normal Boyce-Codd
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considere uma empresa multinacional de TI, com sedes em diferentes países do mundo, cujos empregados estão distribuídos por essas sedes, desempenhando diferentes funções. Tal empresa precisa determinar quais empregados poderiam preencher posições em diferentes projetos. Com esse propósito, a empresa definiu as tabelas EMPREGADOS, POSICOES e PROJETOS especificadas a seguir em SQL (padrão SQL2 ou superior), e populou-as com instâncias, conforme a sequência de comandos INSERT abaixo.

I - select * from empregados natural join posicoes natural join projetos;

II - select * from empregados left join posicoes using (funcao) left join projetos using (codp);

III- select * from empregados join posicoes using (funcao) right join projetos using (codp);

IV - select * from empregados join posicoes using (funcao) cross join projetos;


Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta (de cima para baixo), o número de instâncias resultante de cada comando SELECT.
As tabelas ALUNOS, MATRICULAS e DISCIPLINAS a seguir representam os alunos de um curso, as disciplinas oferecidas e as matrículas de alunos nas disciplinas. As definições SQL (padrão SQL2 ou superior) destas tabelas estão especificadas abaixo.
Create table ALUNOS (matr char(2) not null primary key, nome varchar(60) not null);
Create table DISCIPLINAS (codd char(5) not null primary key, nomed varchar(60) not null);
Create table MATRICULAS (matr char(2) not null, codd char(5) not null, nota numeric(3,1), primary key(matr, codd), foreign key(matr) references ALUNOS, foreign key (codd) references DISCIPLINAS);
Observe as instâncias abaixo das tabelas ALUNOS e MATRICULAS.


Considere a seguinte consulta SQL, que segue o padrão SQL2 (ou superior).
Select nome From ALUNOS NATURAL JOIN MATRICULAS WHERE nota >7 GROUP BY matr, nome HAVING COUNT(distinct nota) >1 ;
A consulta SQL acima retornará:
Uma instituição de ensino superior necessita de dados para controlar a apresentação de trabalhos de conclusão de seus alunos. O sistema deve controlar cada aluno, realizando trabalho de conclusão e seu respectivo professor orientador. Quando o trabalho for finalizado, deseja-se controlar o agendamento da apresentação do trabalho deste aluno perante uma banca. A banca é sempre presidida pelo professor orientador, e composta por 3 outros professores julgadores. O sistema necessita controlar: – os dados dos alunos e o vínculo de orientação com professores da instituição; – os dados das apresentações dos trabalhos dos alunos, incluindo a formação da respectiva banca por professores da instituição e a nota atribuída ao aluno.
Utilizando o modelo Entidade-Relacionamento (ER), o analista modelou conceitualmente uma base de dados que atende esses requisitos informacionais. Essa base está representada na imagem abaixo, conforme a notação gráfica adotada em Heuser (2009), a qual é baseada na proposta de Peter Chen. Considere que as entidades, seus atributos e identificadores, bem como as cardinalidades dos relacionamentos capturam as restrições do domínio.


A partir da modelagem representada acima, assinale a alternativa que apresenta um ou mais relacionamentos dispensáveis, cuja eliminação não acarretaria prejuízo para os requisitos informacionais a serem atendidos pelo banco de dados.