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A tipologia das estruturas organizacionais pode ser dividida em três grupos, as clássicas, pós-clássicas e as modernas. Quanto aos tipos de estruturas presentes:


I. Estrutura por Projetos

II. Estrutura Matricial

III. Estrutura Linear- funcional

IV. Estrutura Colegiada/ Comissional

V. Estrutura Divisionais


( ) Não se aplica a empresa como um todo, prazo de conclusão de acordo a atividade.

( ) Existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio) mantendo relação entre si.

( ) São aquelas em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico.

( ) Este tipo surgiu com o advento da tecnologia espacial.

( ) Não existe um único chefe tomando as decisões, mas vários membros que atuam nesse processo.


As alternativas estão corretamente dispostas de cima para baixo:

Denominamos organização um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns (LACOMBE,2009).


Visto isso, é correto afirmar que são características das organizações:

A Teoria Geral da Administração teve sua evolução baseada na resposta aos problemas organizacionais mais relevantes em cada época, quanto a isso é correto afirmar que:


I. No início do século XX, Fayol e Taylor desenvolveram a Teoria Clássica e a Escola da Administração Científica;

II. A Teoria Clássica proposta por Fayol tem ênfase na racionalização do trabalho dos operários e na definição dos princípios administrativos

III. A Organização Racional do Trabalho (ORT) se fundamenta em: estudo dos tempos e movimentos; fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador

IV. A Teoria da Burocracia, proposta por Druker Newman, visa estabelecer uma série de normas e procedimentos para a organização, com alta divisão de responsabilidades e nível hierárquico definido

V. A Teoria Neoclássica surgiu em decorrência dos ultrapassados conceitos definidos pela Teoria Clássica

Quanto a forma e estrutura de uma Mensagem, é correto afirmar que:

Sobre os cuidados com arquivos especiais, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso.


I. Arquivo de Recorte de Jornal: os recortes de jornais são arquivados, por assunto, podendo-se aplicar qualquer um dos métodos usuais, ou seja, o dicionário, o enciclopédico, ou decimal. Desaconselha-se a colagem do recorte em folhas de papel, a fim de facilitar o processo de microfilmagem, que exige uniformidade de coloração de papéis, bem como melhor aproveitamento dos fotogramas.

II. Arquivo Fotográfico: Segundo orientação de Paes (2002) para se evitar a deterioração pela umidade e acidez, as fotografias devem ser acondicionadas em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suportes de plástico. Devem ser identificadas pelo mesmo código de assunto ou número de registro dado ao grupo de fotos que contêm e arquivadas pelo código de assunto principal ou em ordem numérica crescente.

III. Arquivo de Catálogo Impresso: Além da correspondência e de outros documentos convencionais, as empresas possuem também impressos e catálogos produzidos ou não por elas, e que devem receber tratamento arquivístico. O arquivamento poderá ser feito por assunto, por nome das firmas ou por artigos referenciados nos catálogos.

IV. Arquivo de fita magnética, filme e disco: Os procedimentos para o arquivamento de fitas áudio e vídeo magnético, filmes e discos, guardadas as particularidades de cada suporte, são muito semelhantes aos aplicados no arquivo fotográfico. Neste caso, o método de arquivamento mais indicado é o numérico simples. Cada rolo de fita ou filme, bem como cada disco, receberá um número de registro que os identificará e localizará no acervo.


A sequência correta de cima para baixo é: