SEDUC-AL - 2018 - SEDUC-AL - 2018
limpar filtros
Questões por página:

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.


Na perspectiva dos PCNEM, as competências e habilidades estão ligadas às práticas sociais — tanto em arte quanto em outras disciplinas ou áreas.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.


De acordo com os PCNEM, o professor de arte pode eleger competências e habilidades necessárias a uma aprendizagem específica e mais restrita ao campo da arte, desconsiderando as demandas interdisciplinares.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.


Os PCNEM pautam-se em uma concepção contemporânea segundo a qual a arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.
A divisão das competências e habilidades gerais nos PCNEM baseia-se nos seguintes eixos: representação e comunicação; investigação e compreensão; e contextualização sociocultural.
mostrar texto associado

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.


A proposta triangular designa como fundamentos pedagógicos e metodológicos para o ensino de arte quatro ações: a percepção visual, a leitura do mundo, os estilos artísticos e o desenho técnico.