SEDUC-AL - 2018 - SEDUC-AL - 2018
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Com relação aos textos 11A3BBB e 11A3CCC, julgue o próximo item.


Considerando-se os gêneros dos textos e as variedades da língua portuguesa, estaria adequado o emprego da próclise em “Parece-me” (ℓ.25 do texto 11A3CCC), assim como está adequado seu emprego em “Me lembre” (ℓ.9 do texto 11A3BBB).

mostrar texto associado

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.


Na linha 42, a expressão “mais ainda” enfatiza o conteúdo da forma verbal que a antecede: “acredita”.

mostrar texto associado

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.


Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “Mesmo atualmente, quando os estudos linguísticos se acostumaram a observar, descrever e explicar os recursos da língua e seus usos nas variedades orais e escritas não literárias” (ℓ.31 a 34) poderia ser reescrito da seguinte forma: Ainda nos dias de hoje em que a linguística acostumou a fazer a observação, a descrição e a explicação dos recursos da língua usados em variedades orais e escritas não literárias.

mostrar texto associado

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.


Na linha 19, a contração “pelas” poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.
mostrar texto associado

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.


Dada a marca de gênero masculino no pronome “todos” (ℓ.3), é correto interpretá-lo tanto em referência a “poemas” (ℓ.2) somente, quanto em referência a “histórias” (ℓ.2) e “poemas” (ℓ.2), sendo ambas as leituras coerentes com os sentidos do texto.