SEDUC-CE - 2016 - SEDUC-CE - 2016
limpar filtros
Questões por página:
Leia o texto abaixo.
“Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus, sem que os homens possam corrigi-las com sua sensatez, ou melhor, não disponham de nenhum remédio; e por isso poderiam julgar que não vale a pena suar tanto sobre as coisas, deixando-se conduzir pela sorte (…). Entretanto, para que nosso livre-arbítrio não se anule, penso que se pode afirmar que a fortuna decide sobre metade de nossas ações, mas deixa a nosso governo a outra metade, ou quase”. Maquiavel, O Príncipe.
De acordo com as ideias de Maquiavel, a passagem apresentada se refere

Leia o texto abaixo.


“Para os filósofos ditos ‘contratualistas’, a origem da sociedade e do Estado baseia-se num contrato firmado entre os homens. Em decorrência, descarta-se a hipótese de que o homem é um ser social por natureza e aproxima-se do fato de que a vida em sociedade aparece como uma decorrência do desejo humano de autopreservação, algo, portanto, artificial” [...].

OLIVEIRA, Flávio; BORGES, Thiago. Unidos venceremos: Mas acabaremos com o medo? Ciência e vida – Filosofia. São Paulo. Lafonte Editora,2013. N.89. p.22. Fragmento.


Esse texto evidencia que o contrato social firma um acordo entre os seres humanos, a fim de que eles vivam em sociedade. Compartilham dessa concepção, os seguintes filósofos “contratualistas”:

Leia o texto abaixo.


[...] Reza a lenda que, ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton teria dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos” [...].

Disponível em: <http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.htm>. Acesso em: 10 fev.2016. Fragmento.


Com base nesse texto, infere-se, da fala de Isaac Newton, que suas teorias científicas tiveram início com

Leia o texto abaixo.


“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.

Popper, A lógica da pesquisa científica.


O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:

Leia o texto abaixo.
O termo grego episteme designa o conhecimento teórico fundamentado e elaborado com rigor. Opõe-se à doxa, o conhecimento comum, obtido sem reflexão constituindo uma mera opinião. Em sentido estrito, o termo epistemologia designa a disciplina filosófica que estuda a natureza do conhecimento obtido nas ciências; identifica e avalia os métodos e o modo de operar de cada uma. Busca distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes, a epistemologia é identificada com a filosofia da ciência, embora esta constitua um campo de investigação mais vasto. Em sentido amplo, o termo epistemologia equivale à teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, ação de conhecer), a área de estudo filosófico sobre o processo de conhecer em geral.
A partir desses apontamentos, com qual questionamento abaixo o texto acima tece relação direta?