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“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a refexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula”. (Adaptado).
Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfca. Curitiba: Editora InterSaberes,2012.
Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir.
( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento; ( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises. ( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos. ( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Cada mapa possui um objetivo específico, de acordo com os propósitos de sua elaboração, por isso, existem diferentes tipos de mapas. O mapa temático deve cumprir sua função, ou seja, dizer o quê, onde e, como ocorre determinado fenômeno geográfico, utilizando símbolos gráficos (signos) especialmente planejados para facilitar a compreensão de diferenças, semelhanças e possibilitar a visualização de correlações pelo usuário”. ARCHELA, R. S.; THÉRY, H. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confns, n.3,2008.
Indique a alternativa que interpreta corretamente a informação apresentada no mapa temático acima.
O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:
A Lei de Terras instaurou uma política agrária excludente que ainda prejudica o país. A esse respeito analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Essa nova lei surgiu em um “momento oportuno”, quando o tráfico negreiro passou a ser permitido em terras brasileiras. ( ) Em 1890, a chamada Lei 601 ou Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra. ( ) Com relação ao uso da terra, essas transformações incidiram diretamente nas tradições que antes vinculavam a posse de terras enquanto símbolo de distinção social. ( ) O avanço da economia capitalista tinha um caráter cada vez mais mercantil, onde a terra deveria ter um uso integrado à economia, tendo seu potencial produtivo explorado ao máximo. Em conseqüência dessa nova prática econômica, percebemos que diversas nações discutiram juridicamente as funções e os direitos sobre esse bem. ( ) No Brasil, os sesmeiros e posseiros realizavam a apropriação de terras aproveitando de brechas legais que não definiam bem o critério de posse das terras.
Assinale a alternativa que apresenta de cima para baixo a sequência correta.
Questão Anulada
Analise a tabela abaixo, que apresenta o percentual de população rural e urbana nos anos de 1960 e 2000, para o Brasil e para diferentes regiões brasileiras. Com relação à mobilidade espacial da população sob a ótica da localização rural e urbana, em que houve uma verdadeira inversão entre os 1960 e 2000, analise as afirmativas a seguir. I. As relações capitalistas no campo (que desestruturaram antigas relações tradicionais do trabalho) e a mecanização agrícola, contribuíram com a fuga da população do campo para as cidades. II. O aumento da população nas cidades foi mal distribuído espacialmente, o que acarretou em problemas como crescimento da demanda de empregos, transporte, habitação, saneamento, saúde e educação. III. A fuga da população do campo veio acompanhada da queda de população ativa nos setores secundário e terciários e do aumento no setor primário, devida à mecanização agrícola do campo e aumento da industrialização nas cidades.
Estão corretas as afirmativas: