SEDUC-MT - 2017 - SEDUC-MT - 2017
limpar filtros
Questões por página:

Observe a figura a seguir:

As regiões “A” e “B” tornaram-se independentes da China no início do século XX, mas foram reincorporadas ao território chinês após a revolução socialista de 1949. Ambas as regiões estão em conflito com o governo de Pequim: “A” pela independência total e “B” pela autonomia.

Assinale a alternativa correta que correspondem as regiões A e B, respectivamente:

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art.1º do Tratado de Assunção, faz parte dos objetivos e princípios desse bloco econômico regional, exceto:
O processo histórico do pensamento geomorfológico passou por diferentes teorias, as quais contribuíram para a compreensão do processo evolutivo do relevo. Uma das principais teorias apoia em três fases no processo de evolução do modelado terrestre: juventude, maturidade e senilidade. Conforme Casseti (2005), diante do elevado gradiente produzido pelo soerguimento em relação ao nível de base geral, o sistema fluvial produz forte entalhamento dos talvegues, o que caracteriza a juventude; a maturidade é descrita pelo rebaixamento do relevo de cima para baixo e essa evolução tende a atingir total horizontalização topográfica na fase denominada senilidade, como mostra a figura abaixo: Considerando o processo de evolução do modelado terrestre, assinale a alternativa que indica corretamente o autor da teoria acima descrita.
“Uma rocha é um agregado sólido de minerais que ocorre naturalmente. Algumas rochas, como o mármore branco, são compostas por apenas um mineral, nesse caso, a calcita. Certas rochas são compostas por matéria não-mineral, onde se incluem materiais não-cristalinos, rochas vulcânicas vítreas, obsidiana e pedra-pomes e carvão, que são restos de plantas compactados”.
WHITHEAD, A. N. Rochas: registros de processos geológicos. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman,2006.
Considerando as características e o ciclo de formação das rochas, analise as afirmativas a seguir.
I. As rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, à medida que o mesmo se resfria acima ou abaixo da superfície da Terra. II. As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se no interior da Terra; como o magma é lentamente resfriado, essas rochas possuem granulação fina. III. As rochas ígneas extrusivas cristalizam-se quando o magma extravasa a superfície; como o magma é resfriado rapidamente, essas rochas possuem granulação grossa. IV. As rochas sedimentares são formadas por um processo chamado litificação, que converte os sedimentos em rocha sólida, por compactação ou cimentação. V. As rochas metamórficas são produzidas quando as altas temperaturas e pressões das profundezas da Terra atuam sobre as rochas ígneas; o processo de metamorfização não ocorre no caso de rochas sedimentares.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação à tectônica de placas, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir. ( ) Em limites de placas divergentes as placas afastam-se, uma nova litosfera é formada e a área da placa permanece constante. ( ) Em limites de placas convergentes as placas colidem, uma delas é reciclada, retornando ao manto e a área da placa diminui. ( ) Em limites transformantes as placas se chocam frontalmente, transformando-se em uma só, aumentando a área da placa. ( ) No fundo do mar, o limite entre as placas em separação é marcado por uma dorsal mesoceânica, que exibe vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento. ( ) A falha de Santo André é um exemplo de falha transformante continental e a Cordilheira dos Andes é formada pela colisão da placa Sul-Americana com a placa de Nazca. Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.