Questões do concurso:
SEDUC-PI - 2015 - SEDUC-PI - 2015
limpar filtros
320 Questões de concurso encontradas
Página 46 de 64
Questões por página:
Questões por página:
Fundamentado no eixo organizador de conteúdos curricular – Ritos, que estabelece os conteúdos programáticos a serem trabalhados nas aulas de Ensino Religioso. Marque a alternativa CORRETA.
I - Psicologia e Tradição Religiosa: “as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo".
II - Rituais: “a descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos".
III - Símbolos: “a identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seus significados".
IV - Espiritualidades: “o estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo".
V - Vida além da morte: “as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida – a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada".
A alternativa CORRETA é:
I - Psicologia e Tradição Religiosa: “as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo".
II - Rituais: “a descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos".
III - Símbolos: “a identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seus significados".
IV - Espiritualidades: “o estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo".
V - Vida além da morte: “as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida – a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada".
A alternativa CORRETA é:
Tendo como referência o eixo organizador de conteúdo curricular – Teologias, que estabelece os conteúdos programáticos a serem trabalhados nas aulas de Ensino Religioso descritas a seguir. Marque a alternativa CORRETA.
I - Vida além da morte: “as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida – a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada".
II - Divindades: “a descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas".
III - Verdades de Fé: “o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa".
A alternativa CORRETA é:
I - Vida além da morte: “as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida – a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada".
II - Divindades: “a descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas".
III - Verdades de Fé: “o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa".
A alternativa CORRETA é:
Levando em consideração o eixo organizador de conteúdo curricular – Escrituras Sagradas e/ ou Tradições Orais, que define os conteúdos programáticos a serem trabalhados nas aulas de Ensino Religioso, marque a alternativa CORRETA.
I - História das Narrativas Sagradas: “o conhecimento dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos" .
II - Contexto Cultural: “a descrição do contexto socio-político-religioso determinante na redação final dos textos sagrados".
III - Exegese: “a análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados".
IV - Revelação: “a autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo".
V - Verdades de fé: “o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa".
A alternativa CORRETA é:
I - História das Narrativas Sagradas: “o conhecimento dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos" .
II - Contexto Cultural: “a descrição do contexto socio-político-religioso determinante na redação final dos textos sagrados".
III - Exegese: “a análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados".
IV - Revelação: “a autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo".
V - Verdades de fé: “o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa".
A alternativa CORRETA é:
De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), foram definidos cinco eixos organizadores de conteúdos para serem trabalhados em sala de aula. Analise cada eixo a seguir e identifique a assertiva INCORRETA.
Analise as assertivas pertinentes ao eixo organizador de conteúdo curricular – Culturas e Tradições Religiosas, e em seguida, classifique as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a sequência CORRETA.
I - Filosofia da tradição religiosa: “a ideia do transcendente, na visão tradicional e atual".
II - Exegese: “a análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados".
III - Sociologia e tradição religiosa: “a função política das ideologias religiosas".
IV - Psicologia e tradição religiosa: “as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo".
V - História e tradição religiosa: “a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos".
Assinale a sequência CORRETA.
I - Filosofia da tradição religiosa: “a ideia do transcendente, na visão tradicional e atual".
II - Exegese: “a análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados".
III - Sociologia e tradição religiosa: “a função política das ideologias religiosas".
IV - Psicologia e tradição religiosa: “as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo".
V - História e tradição religiosa: “a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos".
Assinale a sequência CORRETA.