SEDUC-PI - 2015 - SEDUC-PI - 2015
limpar filtros
Questões por página:
Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES,2005).

Analise as assertivas abaixo.

I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.
II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.
III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.
IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.
V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).

Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
A música, (...), ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais (NAPOLITANO,2002).
Em relação a música no Brasil, enumere a coluna “B" pela coluna “A".

COLUNA A:

I) Considerado o maior movimento de Educação Musical de massas no Brasil, ligava-se ao ideário escolanovista e tinha sua imagem profundamente ligada ao governo de Getúlio Vargas. Teve à frente o maestro Villa-Lobos.
II) É a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e aquela de maior sucesso.
III) No começo uma dança “licenciosa e indecente" trazida pelos escravos bantos, acabou sendo apropriada pelas camadas médias da corte, transformando-se numa forma-canção e numa dança de salão. Geralmente, tinha o andamento mais rápido que a modinha e uma marca rítmica mais acentuada e sensual, sendo uma das primeiras formas culturais afrobrasileiras reconhecidas como tal.
IV) Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil.
V) Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Os maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.

COLUNA B:

1) ( ) Jovem Guarda.
2) ( ) Tropicalismo.
3) ( ) Lundu.
4) ( ) Canto Orfeônico.
5) ( ) Ó Abre Alas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
Embora não haja registros concretos, os estudiosos dizem que a origem do teatro ocidental é grega e teve seu início nas festas em honra a Dionísio ou Baco (Deus dos ciclos vitais, da alegria e do vinho) nas quais era comemorado o retorno da primavera e a nova fertilidade dos campos. No Brasil, a origem da história do nosso teatro nasce com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. (Breve História do Teatro. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade)

Sobre a história do teatro no Brasil, responda V para verdadeiro e F para falso.

I) ( ) O costume de assistir a um espetáculo no modelo europeu só começou a se desenvolver no país com a chegada da Família Real e toda a Corte portuguesa a partir de 1808.
II) ( ) Foi com a estreia de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943, que a crítica apontou o nascimento do nosso teatro moderno.
III) ( ) Augusto Boal e Chiquinha Gonzaga são grandes nomes do teatro moderno brasileiro.
IV) ( ) O Teatro Brasileiro de Comédia – TBC foi fundado por Franco Zampari em 1948, com uma peça de Jean Cocteau.
V) ( ) 1978 – Estreia de Macunaíma, pelo grupo Pau Brasil, com direção de Antunes Filho. Inaugura-se uma nova linguagem cênica brasileira, em que as imagens têm a mesma força da narrativa.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Faz dessa metodologia o Teatro-Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível, Teatro-Fórum, Arco-Íris do Desejo, Teatro Legislativo.

Assinale qual o método descrito no texto acima.
É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".

O texto acima se refere a