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CBM-CE - 2014 - CBM-CE - 2014 - Soldado
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Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.
Seria mantido o sentido original do texto caso se substituísse o termo “preceitos” (L.2) por princípios.
Seria mantido o sentido original do texto caso se substituísse o termo “preceitos” (L.2) por princípios.
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Ainda em relação a aspectos linguísticos do texto de Machado de Assis, julgue os itens seguintes.
No trecho “Imagine a leitora que está em 1813, na igreja do Carmo, ouvindo uma daquelas boas festas antigas, que eram todo o recreio público e toda a arte musical” (L.1-3), o termo “que” desempenha a mesma função sintática em suas duas ocorrências.
No trecho “Imagine a leitora que está em 1813, na igreja do Carmo, ouvindo uma daquelas boas festas antigas, que eram todo o recreio público e toda a arte musical” (L.1-3), o termo “que” desempenha a mesma função sintática em suas duas ocorrências.
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Ainda em relação a aspectos linguísticos do texto de Machado de Assis, julgue os itens seguintes.
O termo “sequer” (L.9) poderia ser substituído por apenas sem prejuízo semântico ao período em que ocorre.
O termo “sequer” (L.9) poderia ser substituído por apenas sem prejuízo semântico ao período em que ocorre.
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Ainda em relação a aspectos linguísticos do texto de Machado de Assis, julgue os itens seguintes.
No fragmento “Não lhe chamo a atenção para os padres e os sacristães, nem para o sermão” (L.5-6), todos os substantivos terminados em ditongos nasais apresentam as mesmas possibilidades de formação de plural.
No fragmento “Não lhe chamo a atenção para os padres e os sacristães, nem para o sermão” (L.5-6), todos os substantivos terminados em ditongos nasais apresentam as mesmas possibilidades de formação de plural.
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No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
O pronome “lhe” (L.5) está empregado em referência a “Romão Pires” (L.13).
O pronome “lhe” (L.5) está empregado em referência a “Romão Pires” (L.13).