limpar filtros
Questões por página:
Os fármacos antimaláricos são comumente utilizados para tratar o lúpus discoide e parecem ser uma terapia coadjuvante útil no lúpus eritematoso sistêmico. Na artrite reumatoide são reservados principalmente para a doença leve, ou usados em combinação com outros FARMED. Assinale, a seguir, a contraindicação ao uso de antimaláricos.
O Metotrexato (MTX) reduz os sinais e sintomas da artrite reumatoide e diminui a velocidade das alterações radiográficas. É o Fármaco Anti-reumático Modificador da Evolução da Doença (FARMED) mais comumente prescrito nos EUA e usado como monoterapia ou “fármaco âncora” nas combinações com outros FARMED convencionais ou com agentes contra o fator de necrose tumoral. São contraindicações ao uso de MTX, EXCETO:
A artrite reativa é uma enfermidade inflamatória sistêmica, desencadeada por infecções bacterianas do trato gastrintestinal ou do geniturinário. Fatores genéticos têm um papel na suscetibilidade à artrite reativa. O antígeno contra leucócitos humanos (HLA)-B27 está ligado à artrite reativa, mas a força da associação não é tão intensa como a observada entre o HLA-B27 e a espondilite ancilosante. NÃO corresponde às características da artrite reativa:
“A maioria (96% ou mais) dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico tem resultados positivos na pesquisa de Anticorpos Antinucleares (AAN). Como até 20% das mulheres jovens saudáveis também têm AAN positivos, a presença isolada desses anticorpos não é muito esclarecedora. Títulos ≥ 1:640 são mais sugestivos de algum tipo de doença do tecido conjuntivo. Alguns autoanticorpos são muito específicos para o lúpus, inclusive o ____________ (que ocorre em 30% dos casos) e o ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Doença Inflamatória Intestinal (DII) é o termo atualmente usado para designar duas doenças consideradas idiopáticas até o momento: Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU). Apesar de agrupadas, as duas distinguem-se entre si por diferenças clínicas, endoscópicas, histológicas e etiopatogenéticas definidas. A enteroartrite constitui a manifestação extraintestinal mais comum das DIIs, com prevalência variando segundo as diversas estatísticas de 14% a 44%. Sobre a enteroartrite, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Uma das formas de apresentação é a artrite periférica cuja atividade, em geral, não se correlaciona com a da doença intestinal inflamatória. ( ) Outra forma de apresentação é a artrite do esqueleto axial cuja atividade é dependente da doença intestinal. ( ) O acometimento do esqueleto axial é clínica e radiograficamente indistinguível daquele da espondilite ancilosante. A sequência está correta em