Questões do concurso:
CBM-DF - 2017 - CBM-DF - 2017 - Oficial de Saúde e Complementar
limpar filtros
652 Questões de concurso encontradas
Página 118 de 131
Questões por página:
Questões por página:
As doenças sexualmente transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão a infertilidade feminina e masculina, a transmissão de mãe para filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita, e o aumento do risco para a infecção pelo HIV. Sobre a sífilis adquirida, assinale a afirmativa INCORRETA.
A maioria dos pacientes com litíase renal pode ser manejada conservadoramente com analgesia durante o episódio agudo. O tratamento inicial da cólica renal é realizado com analgésico potente opiáceo ou AINE. A hidratação forçada na cólica renal aguda não é indicada. Assinale, a seguir, um manejo INADEQUADO para o quadro agudo de litíase renal.
O diagnóstico para litíase renal muitas vezes é clínico. Entretanto, em alguns casos, a utilização de um exame complementar se faz necessário. Sobre os exames complementares utilizados para diagnóstico de litíase renal, qual é o de maior probabilidade para identificar o cálculo?
Os pacientes com litíase renal podem apresentar sintomas clássicos como cólica renal e hematúria; porém, outros podem ser assintomáticos ou ter sintomas atípicos como dor abdominal, náusea, alteração de jato urinário, dor no pênis ou testículo. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Em relação à formação dos cálculos na litíase urinária, “os cálculos de estruvita formam-se em pacientes com infecção urinária crônica devido a micro-organismos produtores de urease, como ____________________. No entanto, tem-se observado que mesmo bactérias não produtoras de urease, tal como a __________________, podem criar condições litogênicas por centralizarem o processo de cristalização”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.