limpar filtros
Questões por página:
A pseudoartrose pode ser definida como uma fratura que não consolidou e não apresenta sinais clínicos ou radiológicos de que irá consolidar. Sobre a conduta na pseudoartrose, assinale a afirmativa correta.

Em relação às fraturas do antebraço, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O exame físico geralmente mostra edema e, quando houver envolvimento dos dois ossos do antebraço, desvios angulares são evidentes, associados à dor.

( ) As radiografias antero-posterior e perfil do antebraço são, via de regra, insuficientes para fazer o diagnóstico e planejar o tratamento adequado.

( ) O tratamento incruento das fraturas dos ossos do antebraço em adultos apresenta dificuldade do controle dos fragmentos, altas taxas de desvios secundários, tempo incerto para consolidação óssea e resultados funcionais ruins.

A sequência está correta em

Dentre as urgências ortopédicas, a síndrome compartimental é, talvez, aquela que possa ser negligenciada pelo especialista em ortopedia com maior frequência. Tem importância porque o atraso no diagnóstico e na instauração do tratamento (fasciotomia) leva a resultados ruins, podendo chegar a uma contratura isquêmica de Volkmann e amputação do membro. Sobre a síndrome compartimental, assinale a afirmativa INCORRETA.
As fraturas do colo femoral, embora comuns no dia a dia, podem levar ao ortopedista, dificuldades no seu manejo e a resultados não satisfatórios em função da sua anatomia, como fragmento proximal pequeno, com forças biomecânicas importantes no local, suprimento sanguíneo deficitário, além de usualmente osteoporóticas. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre os tumores ósseos primários que acometem principalmente crianças e adolescentes e possuem grande potencial de cura, mesmo quando malignos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sarcoma de Ewing predomina em crianças entre 5 e 15 anos. Acomete, principalmente, a diáfise de ossos longos, sendo mais comum a diáfise da fíbula, seguida pelo fêmur e ulna. O paciente apresenta dor, tumefação local e pode ter sintomas constitucionais.

( ) Radiografia demonstrando lesão permeativa, salpicada, com aspecto em “roído de traças” é característica do sarcoma de Ewing. Ocorre predomínio de áreas líticas sobre as blásticas e reação periosteal, podendo confundir-se com osteomielite.

( ) O condrossarcoma predomina nos ossos da pelve, fêmur proximal, tíbia e úmero. Aparece na radiografia como expansão medular do osso, espessamento da cortical e irregularidade endosteal. O tratamento é exclusivamente cirúrgico.

( ) O osteossarcoma é o sarcoma ósseo mais comum. Pode ser secundário à doença de Paget óssea. Acomete, geralmente, a metáfise dos ossos longos, sendo mais comum na tíbia distal e fêmur proximal. A fosfatase alcalina encontra-se elevada. A radiografia evidencia imagem em “raio de sol”.

A sequência está correta em