limpar filtros
Questões por página:
Mudanças na quantidade e na intensidade de ativação dos receptores são alterações relacionadas ao envelhecimento. Isso torna os idosos mais sensíveis aos efeitos terapêuticos e adversos de medicamentos.
Considerando as alterações farmacodinâmicas e suas possíveis consequências ao utilizar psicofármacos, numere a COLUNA II de acordo com COLUNA I.

COLUNA I
1. Redução dos receptores de dopamina e dos níveis dos transportadores de dopamina.2. Redução do número de receptores de acetilcolina.3. Mudanças nos adrenorreceptores alfa-1.4. Mudanças nos receptores beta-adrenérgicos.

COLUNA II
( ) Aumento da suscetibilidade a efeitos cardíacos.
( ) Aumento da sensibilidade a efeitos colaterais do tipo distonia aguda e acatisia.
( ) Aumento do risco de hipotensão postural.
( ) Aumento do risco de constipação e retenção urinária.

Assinale a sequência correta.
Diante da hipótese diagnóstica de anorexia nervosa, outras possíveis causas de baixo peso corporal ou perda de peso significativa deverão ser consideradas no diagnóstico diferencial, especialmente quando se tratar de quadro atípico.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Atualmente, o uso das redes sociais pela comunidade médica tem se firmado como um modo de divulgação de trabalho e de atração de novos pacientes para o consultório. Com isso, os profissionais devem estar atentos às orientações do Código de Ética Médica, que veda ao médico:

I. Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.

II. Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.

III. Exibir pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais ou na divulgação em meios de comunicação, exceto se autorizado pelo paciente.

Estão corretas as afirmativas
Uma mulher de 45 anos de idade é levada pelos colegas de trabalho para o atendimento de urgência. Ela relata que estava trabalhando, quando começou a se sentir pressionada com os prazos do trabalho. Pensou, então, que não seria capaz de atender às demandas da empresa e começou a chorar. Algum tempo depois, e há aproximadamente 30 minutos, começou a sentir seu coração “quase pular para fora da boca”, acelerado, apresentando também falta de ar, dor precordial e sensação de desmaio. Pensou que estava morrendo e agora acredita que pode estar com “um problema grave de coração”, uma vez que também tem vivenciando episódios de palpitação nos últimos meses. Conta, ainda, que há aproximadamente três anos, no dia da morte de sua mãe, apresentou um episódio semelhante ao atual.

Ao realizar o atendimento, o médico responsável pelo atendimento deve:
Indivíduos com transtorno afetivo bipolar (TAB) do tipo II dificilmente procuram atendimento psiquiátrico durante episódios hipomaníacos; mas, em geral o fazem na vigência de um episódio depressivo. Dessa forma, o diagnóstico diferencial entre transtorno depressivo maior e TAB do tipo II é, por vezes, desafiador. Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Indivíduos com hipomania com características mistas podem não reconhecer os episódios hipomaníacos com facilidade
PORQUE
II. os episódios hipomaníacos podem ser vivenciados como humor rebaixado associado à irritabilidade e diminuição de energia.

Assinale a alternativa correta.