Questões do concurso:
CBM-RJ - 2014 - CBM-RJ - 2014 - Soldado
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
Questões por página:
“Minha vida com Giselle era uma partitura. Muito mimimi, ela falando de si e eu ouvindo de dó. No fim, nem eu estava lá, nem ela era meu sol.” (Nelson Moraes. Amor, Tocata e Fuga. Disponível em www.revistabula.com )
Assinale o item incorreto em relação ao que se expressa no período acima.
Assinale o item incorreto em relação ao que se expressa no período acima.
No futuro, todos ficarão surpresos ao constatar que, no início de 2014, cada criança brasileira nascia com um carimbo na testa, indicando se teria ou não escola de qualidade ao longo da vida. E se surpreenderão com o fato de que apenas entre 10% e 20% delas tinham o carimbo da perspectiva de qualidade na educação que as esperava. Ao aprofundarem os estudos sobre o século XXI, talvez identifiquem que a situação de 2014 teria sido superada por uma revolução educacional que oferecesse educação de qualidade para todos os brasileiros. Ou, em vez disso, os historiadores identificarão a continuidade dos dois carimbos como a causa do atraso brasileiro ao longo do século."
(Cristovam Buarque. Início do Futuro. O Globo,11/01/2014 adaptado)
Assinale o item que apresenta corretamente as respectivas classes da partícula “se” nos trechos “indicando se teria ou não escola de qualidade...” e "E se surpreenderão com o fato...” (1.2-3)
(Cristovam Buarque. Início do Futuro. O Globo,11/01/2014 adaptado)
Assinale o item que apresenta corretamente as respectivas classes da partícula “se” nos trechos “indicando se teria ou não escola de qualidade...” e "E se surpreenderão com o fato...” (1.2-3)
A seguir, encontram-se trechos de poemas de Cecília Meireles. Assinale o item em que as orações se estruturam, respectivamente, com predicado verbal e nominal:
I. “Meus pés vão pisando a terra /Que é a imagem da minha vida:"
II. “No dia de alguém ser meu / não é dia de eu ser sua..."
III. “O vento vem vindo de longe, / a noite se curva de frio;”
IV. “Perdoa-me, folha seca, / não posso cuidar de ti.”
V. “Teu nome é quase indiferente/ e nem teu rosto mais me inquieta.”
“Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. “ Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira."
(Paulo Mendes Campos. O Colunista do Morro. Ed. do Autor - Rio de Janeiro,1965)
Assinale o item incorreto quanto à identificação da forma verbal destacada.
(Paulo Mendes Campos. O Colunista do Morro. Ed. do Autor - Rio de Janeiro,1965)
Assinale o item incorreto quanto à identificação da forma verbal destacada.
“Hoje é até difícil imaginar (ou lembrar) como era a nossa vida antes da internet e da agilidade do envio de mensagens pela rede. O fato é que, no mundo empresarial, a ferramenta não só facilitou a comunicação entre as pessoas como também trouxe alguns problemas. Por um lado, expôs a dificuldade que muita gente tem ao empregar a língua na variante culta, apropriada para a comunicação formal, e, por outro, criou embaraços que beiram o universo da etiqueta: nem sempre as pessoas sabem ao certo como fazer um pedido, como dar uma ordem, como finalizar uma mensagem etc.” (Thaís Nicoletti. O e-mail no mundo corporativo. Folha de São Paulo.06/01/2014.)
Assinale a interpretação correta para o valor semântico de “até” (1.1):
Assinale a interpretação correta para o valor semântico de “até” (1.1):