PGE-RS - 2014 - PGE-RS - 2014
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 06, 10 e 26.
Questão Anulada
mostrar texto associado

Considere os seguintes conjuntos de palavras retiradas do texto:

 

I. controvérsia (1.01), possível (I.20), indivíduo (1.21).

II. genética (1.01), psicólogo (I.09), décadas (1.17).

III. até (I.08), chinês (1.11), (1.14).

 

Em quais conjuntos todas as palavras são acentuadas em virtude da mesma regra ortográfica?

mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta as substituições mais adequadas, de acordo com o texto, para os tempos verbais encontrados, respectivamente, em: havia começado (1.12); têm ... trilhado, ou evitado trilhar (1.17-18) e subverte (I.25).
mostrar texto associado

Considere as seguintes propostas de inserção de conetivos no texto (com as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas):


I. Inserção de Assim seguido de vírgula imediatamente antes de Com a ajuda (I.05).

II. Inserção de Por isso seguido de vírgula imediatamente antes de Muitos ainda acreditam (1.19).

III. Inserção de pois imediatamente antes de O financiamento (I.25), e substituição do ponto final depois de Nova York (I.25) por vírgula.


Quais são corretas?

mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações:


I. Há quem defenda que as possíveis consequências políticas das descobertas da genética contemporânea não devem impedir a realização desses estudos, pois o conhecimento científico pode ser valioso, apesar de seus riscos.

II. Os resultados do experimento desenvolvido por Stephen Hsu confirmaram resultados já reconhecidos pela comunidade científica.

III. Cientificamente falando, o que se sabe sobre a genética do comportamento e da inteligência permitem concluir que se pode ter certeza de que a seleção de embriões realmente levaria a indivíduos mais inteligentes.


Quais são autorizadas pela interpretação do texto?