limpar filtros
Questões por página:

A representação gráfica do desenho em si corresponde a um conjunto de normas internacionais. Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo as principais: NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura e NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico. Cabe notar, no entanto, que se por um lado recomenda-se a adequação a tais normas quando da apresentação de desenhos para fins de execução de obras ou em situações oficiais (como quando os profissionais enviam seus projetos à aprovação em prefeituras), por outro admite-se algum nível de liberdade em relação a elas em outros contextos. Durante o processo de elaboração e evolução do projeto, normalmente os arquitetos utilizam métodos de desenho apropriados às suas necessidades momentâneas, os quais, eventualmente, se afastam das determinações das normas. Esta liberdade se dá pela necessidade de elaborar desenhos, que exijam uma maior facilidade de leitura por parte de leigos ou para se adequarem a diferentes publicações.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a imagem apresentada, em conformidade com a correta representação de projetos de arquitetura, assinale a alternativa correta.

CAD significa Computer Aided Design, que se refere ao uso de sistemas computadorizados no processo de esboçar, criar, modelar, analisar, simular e otimizar um desenho técnico. Onipresentes em profissões que envolvem projetos e desenhos técnicos, os programas CAD permitem elaborar esboços e desenhos 2D, maquetes e renderizações em 3D. Também permitem simulações e animações em 4D. Os dados de saída podem assumir a forma de arquivos eletrônicos para visualização, impressão ou fabricação por programas CAM e máquinas CNC, comandadas numericamente por computador, como cortadores a laser, plasma, jato de água, axy-fuel e impressoras 3D de protótipos rápidos. É indiscutível que o uso de computadores para a criação de projetos está muito difundido. Além do termo CAD, o termo BIM também é muito conhecido. Em quase todos os grandes escritórios de arquitetura e empresas de projetos para construção, o recurso BIM é utilizado. Em relação aos recursos computacionais muito utilizados atualmente, assinale a alternaria correta sobre o termo BIM.
Considerando o conforto ambiental urbano e a acústica das edificações, assinale a alternaria INCORRETA.
A arquitetura sustentável surgiu no final da década de 60 com a crítica feita pela contracultura ao dogma modernista de que a tecnologia poderia solucionar qualquer problema. Com a crise do petróleo em 1973, vinculou-se à consciência da finitude dos recursos naturais e depois passou a englobar várias narrativas, com destaque para a ameaça do aquecimento global. A resposta a essas questões preocupantes foi a arquitetura verde, que incorporava pelo menos três estratégias principais: a primeira trata-se da redução de consumo de energia, que, em climas mais frios, significa essencialmente usar aquecimento solar passivo e conservar o calor pelo aperfeiçoamento da insolação e do uso de trocadores de calor; em climas mais quentes, as medidas principais são a expulsão do calor e o uso de ventilação passiva, a fim de diminuir a dependência de ar-condicionado; a segunda se refere à adoção de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e outras formas de gerar energia elétrica sem emissão de carbono. Considerando os preceitos da arquitetura sustentável, assinale a alternativa que representa corretamente uma terceira estratégia de sustentabilidade.
O objetivo da arquitetura é a criação de espaços arquitetônicos mediante a compartimentação e articulação do espaço, estabelecendo adequadas relações para facilitar sua função e uso. Existem elementos que relacionam e compartimentam espaços arquitetônicos interiores com espaços urbanos, ou com a natureza, como pórticos, varandas, mirantes, janelas, portas e escadas. Na linguagem clássica da arquitetura, há inúmeros elementos arquitetônicos, alguns mais conhecidos e utilizados, outros menos conhecidos e aparentes. Considerando a linguagem clássica da arquitetura, assinale a alternativa correta.