limpar filtros
Questões por página:
Nos contratos por Administração, a contratada encarrega-se da execução da obra mediante remuneração fixa ou cobrando um percentual fixo proporcional ao seu custo, correndo por conta da contratante todo o ônus financeiro e econômico do empreendimento. Esse percentual denomina-se “taxa de administração”. Nessa modalidade de contrato, a contratante pode adquirir os materiais ou incumbir a contratada de fazê-lo, caso em que esta atuará como preposta da contratante. As despesas com materiais e serviços terceirizados são, em geral, por conta da contratante e faturadas em seu nome pelo fornecedor. Em relação à mão de obra, os empregados são contratados em nome da contratada e ajustado um percentual de taxa de Leis Sociais a ser aplicada sobre os salários com tetos previamente determinados, uma vez que não são empregados permanentes da empresa contratante. Para o pagamento dessas despesas é normalmente adiantado o numerário necessário, segundo uma programação prévia, para posterior acerto de contas. Considerando: TA = Taxa de Administração pactuada; CD = Custos Diretos; CI = Custos Indiretos; e, t = tributos, o cálculo da Remuneração (R) deverá ser:
As tarifas portuárias são funções de fatores específicos como a natureza do serviço; as características tecnológicas das instalações; as relações industriais vigentes; e, as taxas de câmbio. No entanto, o que determina o tipo de mecanismo de formação de preços (de que maneira e em que medida os fatores mencionados atuarão) é o modelo de política portuária. Efeitos como subsídios entre portos ou instalações no mesmo porto, discriminação de usuários, influências políticas, consideração do porto como um elemento de política de transporte ou da política comercial do país, dentre outros, podem ser determinantes em algum modelo de política portuária. Em termos gerais, alguns fatores que influem nos mecanismos de formação de preços das tarifas são, EXCETO:
“Tubos com junta elástica para esgoto sanitário devem ter suas propriedades e características determinadas conforme ensaio descrito em normativo técnico, não podendo apresentar vazamento, quando submetidos à pressão de 0,10 MPA durante 30 minutos. Manchas de umidade, bem como gotas aderentes, não podem ser consideradas como vazamentos.” As informações se referem a:

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Em edifícios de múltiplos pavimentos alimentados a partir de reservatório superior, além da separação atmosférica, cada coluna de distribuição deve dispor de meio capaz de admitir ar por ocasião do seu esvaziamento e de expulsar durante o enchimento, assim como de expulsar bolhas segregadas que se formam naturalmente com o sistema em operação. A solução adotada não pode criar trechos de estagnação de água. A operação do registro de fechamento da coluna de distribuição não pode impedir a atuação do recurso adotado como meio de proteção não localizada. Para a aplicação de recursos de ventilação, como válvulas ventosas, deve-se verificar a faixa de pressões de operação, que definem o melhor ponto de aplicação. Considerando as informações anteriores, o tubo www é:

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


No caso de abastecimento direto, ou indireto com reservatório elevado coletivo para um conjunto de edifícios separados, abastecidos individualmente a partir de tubulação comum que desempenhe função similar à de uma coluna de distribuição, devem ser previstos dispositivos adequados de proteção para a água do SPAFAQ (sistemas prediais de água fria e água quente) de cada edifício para a referida tubulação. De acordo com a imagem, o sistema marcado em Z é: